Eis as três grandes revelações: de Moisés, de Jesus e a espírita – ou do Consolador prometido –, codificada por Kardec, que complementa e esclarece a de Jesus.
Para a Igreja, elas
terminaram com o Novo
Testamento, após o que
só ocorreriam com os
bispos e o papa em
concílios ecumênicos.
Mas, para a Bíblia,
existem outras particulares,
embora sejam menos
importantes do que as
três citadas. E as
revelações que, muitas
vezes, têm também a
característica de
profecias, podem ser
falsas, se forem de
Espíritos atrasados. Por
isso, os Espíritos devem
ser examinados, o que
fazem com rigor os
espíritas.
“Amados, não
deem crédito a qualquer
Espírito: antes, provai
se eles procedem de Deus
ou do mal, para que não
venhais a dar crédito a
falsas profecias.” (1
João 4:1). Como se vê,
as profecias ou
revelações são feitas
por Espíritos. E, na
Bíblia, elas são feitas
por Espíritos através
dos profetas (médiuns)
ou videntes. Dizem
alguns irmãos nossos não
espíritas que esse
assunto de videntes é
coisa do diabo. Quem
está certo, eles ou a
Bíblia? “Os profetas,
antigamente, eram
chamados de videntes.”
(1 Samuel 9: 9). Kardec
ensina que, com a
palavra médium, ele
designava uma pessoa com
poderes iguais aos dos
profetas bíblicos. E São
Paulo chama de dons
espirituais a esses
poderes (1 Coríntios 12:
10) que, erradamente,
são atribuídos por um
dogma ao Espírito Santo,
Terceira Pessoa da
Santíssima Trindade.
Mas, para São Paulo,
esses dons são do
Espírito Santo do
próprio indivíduo.
“Quando alguém ora em
línguas, é o próprio
Espírito dele que ora.”
(1 Coríntios 14:14). Não
é, pois, o Espírito
Santo do dogma
trinitário que ora, mas
o espírito santo do
indivíduo, espírito esse
que, por ser criatura
criada por Deus, é mesmo
santo pela sua própria
natureza.
Respeitemos os dogmas,
mas eles são doutrinas
polêmicas que vêm
causando divisões nos
meios cristãos, desde
que eles foram
instituídos. E isso
porque eles são
doutrinas que não têm
base bíblica, apesar de
os tradutores terem se
esforçado ao máximo para
adaptarem os textos
bíblicos aos dogmas. E
as divisões dos cristãos
causadas pelas doutrinas
dogmáticas já provocaram
até guerras entre
católicos e
protestantes. E assim o
Espiritismo tem suas
razões para preferir os
ensinos bíblicos aos
dogmáticos.
Lembrando que
carismático (carismata
em grego) significa
médium ou profeta, os
carismáticos, pois, são
médiuns ou profetas,
sejam eles católicos,
evangélicos,
protestantes, espíritas,
umbandistas, adeptos da
maçonaria, do candomblé,
da Seicho-No-Ie, da Rosa
Cruz etc., e até ateus
podem ser instrumentos
de revelações e
profecias. “Quando vos
reunis, um tem salmo,
outro doutrina, este
traz revelação, aquele
outro, língua, e ainda
outro, interpretação.
Seja tudo feito para a
edificação” (1 Coríntios
14:26). “Se, porém, vier
revelação a outrem que
esteja assentado,
cale-se o primeiro.” (1
Coríntios 14:30). “Segui
o amor, e procurai com
zelo os dons
espirituais, mas,
principalmente, que
profetizeis.” (1
Coríntios 14:1).
Correspondem a
verdadeiras sessões
espíritas, comuns entre
os primeiros cristãos. E
é o que acontece hoje,
nas casas espíritas, com
uma clareza meridiana e
com comprovações
científicas!
JOSÉ REIS CHAVES
http://www.oconsolador.com.br/ano6/303/jose_reis.html
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