segunda-feira, 11 de março de 2019

O CRISTÃO NO MEIO RELIGIOSO E NO MEIO PROFANO

Diante das Contendas

Surgem sempre as ocasiões em que as discussões inflamadas, abrangendo principalmente as convicções religiosas, possam nos envolver no meio profano. Na maioria das vezes, em defesa dos nossos princípios religiosos, assumimos posições pouco fraternas, até mesmo ofensivas. Perguntamos, então: é lícito nos digladiarmos com palavras e vibrações, em nome do Cristo? Até que ponto nossa palavra veemente e de alto volume realmente influenciará aqueles com quem entramos com contendas? A palavra serena, dentro das considerações amoráveis, emitindo muito mais compreensão e tolerância do que rancor e exacerbação, certamente penetrará mais profundamente, levando o esclarecimento aos níveis sutis da consciência, a exemplo da semente que, lançada ao solo, aguarda as condições extrínsecas para a sua germinação à época oportuna.

Disse-nos o Divino Mestre:
"Não lanceis pérolas aos porcos".
O que se aplica bem a essas ocasiões.

O nosso conhecimento de causa e a nossa segurança interior naquilo que aceitamos não apenas em termos de cultura, mas que vivemos no intimo, reflete-se do coração em ondas magnéticas que se fazem sentir pelos que nos cercam, sem haver mesmo a necessidade do muito falar para convencer.

Devemos evitar as discussões calorosas, não desperdiçando, no entanto, as oportunidades de colaborar esclarecendo, quando possível, sem esquecer que na administração dos bens do Senhor, as atitudes severas muitas vezes substituem as boas palavras.


Extraído do livro Iniciação Espírita - Ed. Aliança - Cap O CRISTÃO NO MEIO RELIGIOSO E NO MEIO PROFANO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.