— Não; é obra do homem e não de Deus.
806 – a) Essa desigualdade desaparecerá um dia?
— Só as leis de Deus são eternas. Não a vês desaparecer pouco a pouco, todos os dias? Essa desigualdade desaparecerá juntamente com a predominância do orgulho e do egoísmo, restando tão somente a desigualdade do mérito. Chegará um dia em que os membros da grande família dos filhos de Deus não mais se olharão como de sangue mais ou menos puro, pois somente o Espírito é mais puro ou menos puro, e isso não depende da posição social.
807. Que pensar dos que abusam da superioridade de sua posição social para oprimir o fraco em seu proveito?
— Esses merecem o anátema (reprovação enérgica) ; infelizes deles! Serão oprimidos por sua vez e renascerão numa existência em que sofrerão tudo o que fizeram sofrer. (Ver item 684.*)
684.* Que pensar dos que abusam da autoridade para impor aos seus inferiores um excesso de trabalho?
- É uma das piores ações. Todo homem que tem o poder de dirigir é responsável pelo excesso de trabalho que impõe aos seus inferiores porque transgrediu a lei de Deus ( Ver item 273*)
273*Um homem pertencente a uma raça civilizada poderia, por expiação, reencarnar-se numa raça selvagem?
-Sim., mas isso depende do gênero da expiação. Um senhor que tenha sido duro para com os seus escravos poderá tornar-se escravo e sofrer os maus tratos que infligiu a outros. Aquele que mandou numa época, pode, em outra existência, obedecer aos que se curvaram anta a sua vontade. É uma expiação, se ele abusou do poder, e Deus pode determiná-la. Um bom Espírito pode, para os fazer avançar, escolher uma vida de influência entre esses povos. Então se trata de uma missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.