— Deus criou todos os Espíritos iguais, mas cada um deles viveu mais ou menos tempo, e por conseguinte realizou mais ou menos aquisições; a diferença está no grau de experiência e na vontade, que é o livre-arbítrio: daí decorre que uns se aperfeiçoam mais rapidamente, o que lhes dá aptidões diversas. A mistura de aptidões é necessária a fim de que cada um possa contribuir para os desígnios da Providência, nos limites do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais; o que um não faz,, o outro faz., e é assim que cada um tem a sua função útil. Além disso, todos os mundos sendo solidários entre si, é necessário que os habitantes dos mundos superiores, na sua maioria criados antes do vosso, venham habitar aqui para vos dar exemplo. (Ver item 361*.)
805. Passando de um mundo superior para um inferior, o Espírito conserva integralmente as faculdades adquiridas?
— Sim, já o dissemos, o Espírito que progrediu não regride mais. Ele pode escolher, no estado de Espírito, um envoltório mais rude ou uma situação mais precária que a anterior, mas sempre para lhe servir de lição e ajudá-lo a progredir. (Ver item 180*.)
Comentário de Kardec: Assim,
a diversidade das aptidões do homem não se relaciona com a natureza
íntima de sua criação, mas com o grau de aperfeiçoamento a que ele tenha
chegado como Espírito. Deus não criou, portanto, a desigualdade das
faculdades, mas permitiu que os diferentes graus de desenvolvimento se
mantivessem em contato a fim de que os mais adiantados pudessem ajudar
os mais atrasados a progredir. E também a fim de que os homens,
necessitando uns dos outros, compreendam a lei de caridade que os deve
unir.
* 361. De onde vem para o homem as suas qualidades morais, boas ou más?
- São as do Espírito que está nele encarnado; quanto mais puro é esse espírito, mais o homem é propenso ao bem.
*180. Ao passar deste mundo para outro. o Espírito conserva a inteligência que tinha aqui?
- Sem dúvida, pois a inteligência nunca se perde. Mas ele pode não dispor dos mesmos meios para manifestá-la. Isso depende da sua superioridade e do estado do corpo que adquirir (Ver influência do organismo, item 367*)
367*. O Espírito, ao ser unir ao corpo, identifica-se com a matéria?
- A matéria não é mais que o envoltório do Espírito, com a roupa é o envoltório do corpo. O Espírito, ao se unir ao corpo, conserva os atributos da natureza espiritual.
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