A crença num ente superior é inata, nasceu espontânea em
todas as civilizações. O bruto, o primata, volta-se, incontinenti para algo que
supõe superior, que lhe governa a vida, que brinca com seu destino e, cheio de
medo presta-lhe culto, que é o reconhecimento de sua fraqueza e sua necessidade
de socorro e proteção. Simboliza esse Ser ou força superior, nos elementos
climáticos, num animal forte ou astuto, em um indivíduo corpulento ou delgado,
horrível ou belo, brutal ou sábio e, de pronto, organiza cerimônias, sistemas e
sacerdócio para administrar os mistérios da vida e da morte e para intermediar,
comunicar-se com essa força culta e decisiva, que arbitra entre o bem e o mal,
dá e retira a fertilidade do solo, puni e socorre.
O nativo, o selvagem, cultua Deus na natureza, pela magia
que envolve a presença do Sol, da Lua das estrelas. São imagens distantes e ao
mesmo tempo presentes que aquecem que dão vida ou são misteriosas. O sentimento
em relação à força superior é um misto de medo, de amor, ódio, nostalgia,
esperança e morte. Tudo isso preenche, de alguma sorte, o vazio, a
impossibilidade de entender o porquê estar ali vivendo, o confronto das
realidades e os desafios do dia-a-dia.
Na sua tentativa de obter favores ou acalmar os humores de
seu Deus, oferta-lhe alimentos e sacrifica animais, homens e mulheres. Tenta comunicar-se
com ele, agradá-los, através de cânticos, danças e músicas, que ora exprimem
sentimentos de adoração terna, ora são expressões de temor de tensão e superstição.
Deus parece-lhe possuído de insaciável e cruel volúpia.
A mente embrionária não podia compreender a unidade do poder
divino. Para tentar equacionar sua perplexidade, adorou vários deuses. Era uma
forma de responder à diversidade das manifestações da natureza e atender aos seus próprios interesses. Essa especialização
das forças divinas ajustavam-se à necessidades de proteção para os problemas
afetivos, as paixões, o amor, o ódio, a colheita, a fertilidade, os negócios da
guerra e do poder.
Jaci Regis – Do Homem e do Mundo pag 20 e 21.
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