OBSESSÃO
Os dois planos da
vida estão entrelaçados. A comunicação entre os encarnados e os desencarnados
já é um fato comprovado pela ciência médica terrena.
O Dr. Sergio
Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em Neurociências, mestre
em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e destacado pesquisador na
área da Psicobiofísica. A sua pesquisa reúne conceitos de psicologia, de
Física, de Biologia e de Espiritismo.
Dr. Sergio diz: -
“Ouvir vozes e ver espíritos não é motivo para tomar remédio de faixa preta pelo resto da vida”...
“Ouvir vozes e ver espíritos não é motivo para tomar remédio de faixa preta pelo resto da vida”...
Com a contribuição desse estudo, a medicina
passa a reconhecer a obsessão Espiritual.
“A
base dos processos obsessivos está no pensamento”.
Então
o que é o pensamento?
O
Pensamento é um atributo do espírito, é um fluido vivo e multiforme,
inestancável que nasce da própria alma.
Através
do pensamento o ser assimila força imanente do Criador, e transformando-a
influencia na criação.
Através
do pensamento co-criamos.
Através
do pensamento entramos na herança do Pai.
Através
do pensamento localizamos-nos no tempo e no espaço.
Através do pensamento elegemos as nossas companhias
espirituais e terrenas.
O
pensamento é tão significativo na mediunidade quanto o leito é importante para
o rio (André Luiz).
O
pensamento influencia a nossa vida, muito mais do que imaginamos.
“Influem os Espíritos em nosso pensamento, e em nossos
atos?”.
Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que,
de ordinário, são eles que vos dirigem.
(O Livro dos Espíritos,
Allan Kardec, questão 459.).
“Não existe pensamento sem sentimento; na verdade, o
sentimento que lhe dá forma e natureza, daí a ligação quase que imediata entre
o ser e as diversas dimensões da vida”. (André Luiz)
Nossos
pensamentos são ondas eletromagnéticas que transportam informações, elas
superam a velocidade da luz. Toda corrente mental nasce das emoções e desejos
mais recônditos do espírito.
Somos transmissores e receptores de pensamentos.
“(...) criando imagens fluídicas, o pensamento se
reflete no envoltório perispirítico, como num espelho; toma nele corpo e aí de
certo modo se fotografa. (...) Desse modo é que os mais secretos movimentos da
alma repercutem no envoltório fluídico; que uma alma pode ler noutra alma como
num livro e ver o que não é perceptível aos olhos do corpo.”
(A Gênese, Allan Kardec, capítulo 14º, Item 15.).
OS CONCEITOS DE OBSESSÃO:
É o domínio que algum espírito concede lograr adquirir sobre certas pessoas. Kardec L.E. cap. 23;
É o domínio que algum espírito concede lograr adquirir sobre certas pessoas. Kardec L.E. cap. 23;
Mediunidade
torturada; Enlaço de almas comprometidas em aflitivos processos na busca de reajustes.
Obsessão
é toda vez que alguém, encarnado ou desencarnado, exercer sobre outrem pressão
mental negativa — por um motivo qualquer — através de simples sugestão, indução
ou obrigar, com o objetivo de domínio — processo esse que se repete
continuamente, na Terra ou no Plano Espiritual inferior. E, por conseguinte,
teremos o obsessor e o obsidiado.
Elas
existem para todos os seres, quando não estiverem com as ações adequadas à lei
do Amor.
São de todos os tempos às obsessões. Ao lermos o Novo Testamento,
deparamos com inúmeros casos de assistência e amparo aos problemas obsessivos
e, igualmente, no Espiritismo encontramos o mesmo devotamento altruísta na cura
dos atormentados.
Se investigássemos
a origem e a causa das obsessões – doenças das almas -, as encontraríamos em
nossos pontos fracos e em determinados comportamentos autodestrutivos que,
consciente ou inconscientemente, adotamos.
Amores e ódios,
afinidades e antipatias não se desfazem sob o passe de mágica da desencarnação.
Em razão disso, as atrações espirituais, por simpatia quanto por animosidade,
ligam os afetos como unem os adversários no processo do continuum da vida.
O confronto entre
os que devem e os que se julgam no direito de cobrar, é o grande problema da
Humanidade, pois para que atinjam seus objetivos, utiliza-se de inúmeros
métodos, buscando o acerto de contas.
Sabemos, através
dos ensinamentos da Doutrina Espírita, que a obsessão existe por estarmos ainda
contaminados de sombras.
A uma simples
vibração do nosso ser, a um pensamento emitido, por mais secreto nos pareça,
evidenciamos de imediato a faixa vibratória em que nos situamos, Através desse
processo é que os Espíritos se aproximam de nós e, não raro, passam a nos
dirigir, comandando nossos atos. Isso se dá imperceptivelmente. O importante é
meditarmos a respeito de quanto somos influenciáveis, e quão fracos e
vacilantes somos. O Espiritismo, levantando o véu dos mistérios, nos traz a
explicação clara demonstrando-nos a verdade e, através desse conhecimento, nos
dá condições de vencer os erros e, sobretudo de nos preservarmos de novas
quedas.
Escolher a nossa
companhia espiritual é de nossa exclusiva responsabilidade. Somos livres para a
opção.
A dificuldade que
temos em admitir nossas falibilidades é fator que, por si só, impede a cura que
buscamos. Se modificarmos nossos pensamentos e atitudes, isto é, se
considerarmos nossas limitações e conflitos começarão o processo de sanidade
mental.
O PONTO FINAL NA OBSESSÃO:
Quando aprendermos a pensar e agir de maneira moderada e saudável, a obsessão termina, porque nos tornamos livres e equilibrados, não mais perpetuando os pensamentos desajustados.
Quando aprendermos a pensar e agir de maneira moderada e saudável, a obsessão termina, porque nos tornamos livres e equilibrados, não mais perpetuando os pensamentos desajustados.
No tratamento à
obsessão, faz-se necessário, a busca do auxílio espírita e psicológico de forma
simultânea e, dependendo da gravidade do caso, recorrer também ao tratamento
psiquiátrico.
Às vezes quando se
busca somente um deles, o problema costuma retornar.
PROCESSOS OBSESSIVOS (como
funciona)
O que aproxima as criaturas umas das outras são as associações idealísticas que podem ser esportivas, religiosas, políticas, comerciais, etc. Visto que vivemos em constante estado de simbiose mental com outras consciências que se comprazem no ideal que também nos atrai.
O que aproxima as criaturas umas das outras são as associações idealísticas que podem ser esportivas, religiosas, políticas, comerciais, etc. Visto que vivemos em constante estado de simbiose mental com outras consciências que se comprazem no ideal que também nos atrai.
Propulsionados pelo magnetismo que faz os iguais se aproximarem, levam, às
vezes, as criaturas aos Processos Obsessivos.
Todavia, quando uma associação visa ideais inferiores, à margem das leis
humanas ou das leis cósmicas, essa associação toma o nome de simbiose
obsessiva.
E o processo que leva à instalação de tal associação chama-se ideia fixa,
ou Monoideísmo.
O pensamento se torna imagem no plano Astral. Carregada por uma forte
intensidade de algum desejo espúrio, a imagem-pensamento fica gravitando,
magnetizada ao corpo Astral do encarnado que a idealizou. Como um satélite em
órbita. Essa imagem, por sintonia, atrai habitantes do plano Astral que se
comprazem com o mesmo tipo de atitude.
Mas essa atração não se forma só entre o elemento encarnado e os do Astral.
Acontece de poder atrair também outros encarnados. É a telepatia inconsciente.
Juntadas todas essas mentes em torno do mesmo ideal, este se tornará, daí
em diante, difícil de arrefecer. Quase, com toda a certeza, ele virá a
acontecer.
Mesmo que a pessoa que deu início à forma mental esmoreça, arrependida,
todavia o reforço de impulsão que a ideia recebeu das outras mentes a torna tão
forte que, mesmo arrependida e quase a desistir, ela não consegue evitar
concretizá-la.
A pessoa assim envolvida se torna escrava de vontades maiores que agora
agem diretamente sobre seu sistema nervoso.
É como o estar fechada numa gaiola. Voltar à liberdade de decisões próprias
custará caro.
Interferências mais crescentes dominarão o pensar de tal pessoa e,
inevitavelmente, ela cometerá o desatino da agressão.
E imaginar que essa desgraça começou de um pensamento aparentemente
simples.
A título de informação podemos observar que os mais graves estados
obsessivos são encontrados nos alcoólatras, nos viciados em drogas alucinógenas
e nos desajustados sexuais.
Estes trazem suas mentes, invariavelmente, carregadas pelos venenos da
malícia desequilibrante.
Não só os venenos adquiridos na vida atual como os herdados de suas vidas
passadas.
Sem nenhum
conhecimento das causas e efeitos dessa simbiose, só muito mais tarde, quando
irremediavelmente “contaminados pela radiação” dos pensamentos devastadores, é
que perceberão que ela não é tão inofensiva como parecia.
Mas aí, já será
muito tarde, pois estão mergulhados num abismo.
Corrigir os rumos,
só com os recursos de um criterioso tratamento desobsessivo, que se prolongará,
talvez, até por muitas encarnações.
O COMEÇO DE UM PROCESSO OBSESSIVO –
CONCLUINDO:
A instalação de um quadro de obsessão vem da ideoplastia que uma pessoa tenha criado e que atraiu a outro. Não importa em que lado esteja um ou o outro. Seja um encarnado e um desencarnado; sejam os dois encarnados, ou ainda, sejam os dois desencarnados.
A instalação de um quadro de obsessão vem da ideoplastia que uma pessoa tenha criado e que atraiu a outro. Não importa em que lado esteja um ou o outro. Seja um encarnado e um desencarnado; sejam os dois encarnados, ou ainda, sejam os dois desencarnados.
ORIGEM DAS OBSESSÕES:
Internas: O doente é o próprio obsessor, praticando uma auto-obsessão, pois projeta para si mesmo um campo mental com ideias equivocadas e fantasiosas, que se tornam fixas, sobrepondo a razão. Nesse caso o subconsciente predomina.
Internas: O doente é o próprio obsessor, praticando uma auto-obsessão, pois projeta para si mesmo um campo mental com ideias equivocadas e fantasiosas, que se tornam fixas, sobrepondo a razão. Nesse caso o subconsciente predomina.
Externas: Quando é provocada por agentes estranhos, alheios ao
doente, que podem ser:
Diretos: entidades desencarnadas.
b Indiretos: larvas (pensamentos e formas) e outras espécies de
influencias telepáticas.
Em todos os
casos a perturbação pode ter duração mais ou menos limitada e, afastada a
causa, cessam os efeitos, quase sempre recuperando a mente sua normalidade
anterior.
Podemos
considerar loucura, os casos em que o organismo foi invadido por agentes
patológicos ou causadores de lesões nos centros anímicos como, a sífilis, o álcool,
traumatismos, etc.
Em todos os
casos em que a cura é permitida, se colhe bons resultados quando o doente
colabora, reagindo no campo moral, buscando a reabilitação.
Caso
contrario, os resultados serão passageiros, pois o doente acaba se acumpliciando
com o obsessor, perdurando em muitos casos até após a morte.
Os
obsidiados se acostumam com os obsessores, havendo entre eles troca de fluidos
por vários anos e se separamos eles violentamente, podem surgir lesões mais ou
menos graves no organismo físico ou psíquico.
Nem sempre se
pode afastar o obsessor do obsidiado, pois ambos estão ligados entre si por
laços fluídicos e indissolúveis, em tarefas de resgates carmicos.
CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES:
Para compreendermos esse delicado e urgente assunto é necessário conhecer algo do mecanismo das perturbações espirituais.
Para compreendermos esse delicado e urgente assunto é necessário conhecer algo do mecanismo das perturbações espirituais.
“A obsessão é uma infestação da alma,
semelhante à infecção do corpo carnal, produzida por vírus e bactérias” ( Kardec).
Kardec classificou a obsessão em três
categorias: obsessão simples, subjugação
e fascinação.
O primeiro
tipo, obsessão simples, se
caracteriza por perturbações mentais e alterações de comportamento, sem muita
gravidade.
O segundo, subjugação, pelo domínio do corpo, produzindo-lhe os chamados
tiques nervosos e sujeitando-o a atitudes ridículas em público.
O terceiro, fascinação, consiste no domínio hipnótico de corpo e alma,
através de um processo de fascinação que deforma a personalidade. (Herculano Pires).
Obsessão simples:
Na obsessão simples o Espírito inferior procura, através de sua
tenacidade e persistência, intrometer-se na vida do obsediado, dando-lhe
sugestões que, na grande maioria das vezes, são contrárias a sua forma habitual
de pensar. Quando se trata, por exemplo, de um médium acometido por obsessão
simples, o Espírito inferior se intromete nas suas comunicações e o impede de
se comunicar com outros Espíritos, ou se apresenta substituindo e se fazendo
passar por outros. Entretanto, esclarece Kardec, ninguém está obsediado pelo
fato de ser enganado por um Espírito mentiroso. A obsessão consiste na ação
persistente de um Espírito, e do qual não se consegue desembaraçar, à pessoa
sobre quem ele atua. O melhor médium pode ser enganado, sobretudo no começo,
que lhe falta a experiência necessária, pode-se pois, ser enganado sem ser
obsediado.
"A obsessão simples, é uma parasitose comum em quase todas as
criaturas, considerando o natural intercâmbio psíquico existente em todos os
setores do Universo." (Manoel
Philomeno de Miranda).Entretanto, o problema reside na fixação, pois o próprio significado da palavra obsessão, como vimos, revela idéia fixa, o que caracteriza o instalação do processo obsessivo. Surgem, assim, como sinais e sintomas da obsessão simples, as desconfianças excessivas, os estados de insegurança pessoal, as enfermidades sem causas definidas, etc. Observamos também, mudanças algo súbitas no temperamento habitual do obsediado, em razão das mensagens telepáticas emitidas pelo obsessor e reforçadas nos clichês mentais que ressurgem dos arquivos do inconsciente.
Fascinação: Trata-se de uma ilusão criada diretamente pelo espírito no pensamento do médium e que paralisa de certa maneira a sua capacidade de julgar as comunicações. O médium fascinado não acredita que o estejam enganando, onde através de uma confiança cega, não vê o absurdo que escreve, mesmo quando este salta aos olhos de todos.
Kardec não teve tempo de continuar os estudos, temos outras formas de obsessão: (Nas obras de André Luiz, série Nosso Lar, são estudos casos de obsessão).
Subjugação: É a paralisação da vontade da vitima, fazendo-a agir
sob verdadeiro jugo, ela pode ser Moral e corpórea.
Moral: O indivíduo é levado a tomar decisões absurdas e comprometedoras,
que iludido considera sensatas é uma espécie de fascinação.
Corpórea: O Espírito age sobre os órgãos materiais, provocando
movimentos involuntários, levando-o por vezes a praticas atos ridículos.
Vampirismo: É um tipo de
obsessão no campo das viciações sensoriais e essa denominação decorre de sua
principal característica, que é a sucção de energias vitais da vítima por esses
obsessores.
a) Tóxicos: fumos, álcool,
entorpecentes; b) O de energias orgânicas; c) De ectoplasma: por materializações,
visando vários fins.
Nessa ultima podemos encontrar o vampirismo sexual, cujas
materializações podem ser totais ou parciais, ocorrendo tanto no plano material
como no espiritual.
Vampirismo
sexual a ligação perturbadora por parte do obsedado se dá com espíritos
inferiores que se deixaram arrastar nos delírios da sensualidade e continuam
nessa situação após a morte.
Modalidade grave de perturbação
espiritual, “o vampirismo sexual pode reduzir o
obsedado à inutilidade, afetando-lhe o cérebro e o sistema nervoso, tirando-lhe
toda disposição para atividades sérias”. Traduz-se em incontáveis “casos de sexualidade mórbida,
exasperada pela atividade dos vampiros”. (Herculano Pires)
RELATO DE CASO - Uma parceria
sinistra
Para mostrar a complexidade do problema, que acomete tanto héteros quanto homossexuais, o professor Herculano Pires relata um fato ocorrido com um jovem recém saído da adolescência. O caso foi testemunhado por ele próprio e bem ilustra o quanto o vampirismo é uma parceria sinistra.
Para mostrar a complexidade do problema, que acomete tanto héteros quanto homossexuais, o professor Herculano Pires relata um fato ocorrido com um jovem recém saído da adolescência. O caso foi testemunhado por ele próprio e bem ilustra o quanto o vampirismo é uma parceria sinistra.
Conta ele:
“Um jovem de pouco mais de vinte anos
procurou-nos para expor o seu caso. Começou dizendo em lágrimas, de mãos
trêmulas: ‘Sou um desgraçado que goza mais do que muitos rapazes felizes. Toda
noite sou procurado em meu leito por uma deidade loira e belíssima,
extremamente amorosa, que se entrega a mim. É uma criatura espiritual, bem sei,
e não quero aceitá-la, mas não posso repeli-la. Após, ela desaparece como nos
contos de fadas e eu me levanto e grito por ela em tamanho desespero que acordo
os vizinhos. Todos pensam que sou um sonâmbulo ou um louco. Ajude-me, por
piedade!’”
Relata o professor que o caso vinha de
longe, desde os 16 anos. A jovem lhe aparecera pela primeira vez como sua filha
de outra encarnação. Na verdade,“essa referência filial era um
embuste”, observa o professor, um engodo“destinado a aumentar as
sensações com o excitante do pecado. Seis anos depois o reencontro por acaso.
Fugira envergonhado pela confissão e com medo de que o libertássemos da
obsessão. Mas já parecia um velho, cada vez mais trêmulo e de cabelos
precocemente grisalhos. Prometeu ir ao centro que lhe indicamos, mas não foi. O
vampirismo o exauria e deve tê-lo levado a morte precoce.”
Esclarece o professor que casos desta
espécie são mais frequentes do que geralmente supomos, mas permanecem em
sigilo.
“A situação de ambivalência da vítima auxilia o vampirismo destruidor”, lamenta. (Herculano Pires)
“A situação de ambivalência da vítima auxilia o vampirismo destruidor”, lamenta. (Herculano Pires)
Efeitos Físicos Os intelectuais encontram nos efeitos físicos, possibilidades
de investigação de fundo cientifico; os que precisam ver para crer e os
filiados a credos dogmáticos podem verificar pessoalmente, a realidade da vida
espiritual, do intercâmbio entre os mundos físico e etéreo, enfim, da
imortalidade da alma.
A DESOBSESSÃO NATURAL: “Encontrar Jesus significa libertação”. Libertação do passado, dos
erros que nos aprisionam como pesadas correntes. Libertação de nós mesmos.
Encontrar Jesus, realmente,
significará mudança radical na intimidade do nosso ser. “Será a reforma
interior definitiva - o nascimento de um homem novo, que veio finalmente à luz
daquele que é a Luz do Mundo”.
Profilaxia das Obsessões: É a
do Evangelho, é praticar o bem e ser bom.
ANTÍDOTO:
O Amor
Bibliografia:
Livro
do Espíritos – Allan Kardec.
A
imensidão dos Sentidos – Hammed – Francisco do Espírito Santo Neto.
Obsessões
e Desobsessões – Suely Caldas Schubert.
Power Point – obsessão - http://vivenciasespiritualismo.net/apost_med_ppoint/apost_med_index.htm
Palestra Espírita – Dra. Marlene
nobre – Diversas faces da obsessão – youtube.
Blog Escolinha Espírita - http://escolinhaespirita.blogspot.com.br/2011/05/glandula-pineal.html)
Rede Amigo Espírita http://www.redeamigoespirita.com.br/group/sexoedoutrina/forum/topics/vampirismo-sexual
TRABALHO EM GRUPO
CURSO BÁSICO I
GRUPO SOCORRISTA ITAPORÃ
UNIÃO FRATERNAL
– SP –
ALUNOS:
Elaine Saes
Maria C. S.
Murilo F.M.
2012
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