—
Os animais vivem a vida material e não a moral. A ternura da mãe pelos
filhos tem por principio o instinto de conservação aplicado aos seres
que dão á luz. Quando esses seres podem cuidar de si mesmos, sua tarefa
está cumprida e a Natureza nada mais lhe exige. É por isso que ela os
abandona para se ocupar de outros que chegam.
774.
Há pessoas que deduzem, do abandono das crias pelos animais, que os
laços de família entre os homens não são mais que o resultado de
costumes sociais e não uma lei natural. Que devemos pensar disso?
—
O homem tem outro destino que não o dos animais; por que, pois, querer
sempre identificá-los? Para ele, há outra coisa além das necessidades
físicas; há a necessidade do progresso. Os liames sociais são
necessários ao progresso e os laços de família resumem os liames
sociais; eis porque eles constituem uma lei natural. Deus quis que os
homens, assim, aprendessem a amar-se como irmãos. (Ver item 205.)(1)
775. Qual seria para a sociedade o resultado do relaxamento dos laços de família?
— Uma recrudescência do egoísmo.
(1)
Herbert Spencer considerou a família entre as instituições que dão
forma à vida social; Marx e Engels, como o primeiro grupo histórico, a
primeira forma de integração humana; Augusto Comte, como
a célula básica da sociedade, o embrião e o modelo desta, de maneira
que a sociedade perfeita é a que funciona como família. Atualmente, a
Sociologia da Família e a Psicologia Social, bem como as próprias
escolas de Psicologia do Indivíduo reconhecem a importância básica da
família. O mesmo se dá nos estudos de Psicologia Educacional e de
Filosofia da Educação. John Dewey, em Democracia e Educação, acentua a
importância do lar na organização social e na preparação da vida
social. Como se vê, a asserção dos Espíritos de que “os laços de família
resumem os liames sociais” são confirmados até mesmo pelos estudos
materialistas da sociedade. (N. do T.)
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