674 A necessidade do trabalho é uma
lei da natureza?
– O trabalho é uma lei natural, por
isso mesmo é uma necessidade, e a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque
aumenta suas necessidades e prazeres.
675 Deve-se entender por trabalho
somente as ocupações materiais?
– Não; o Espírito também trabalha,
assim como o corpo.
Toda ocupação útil é trabalho.
676 Por que o trabalho é imposto ao
homem?
– É uma consequência de sua natureza
corporal.
É uma expiação e ao mesmo tempo um
meio de aperfeiçoar sua inteligência.
Sem o trabalho, o homem permaneceria
na infância da inteligência; por isso deve seu sustento, segurança e bem-estar apenas
ao seu trabalho e à sua atividade.
Àquele que Tem o corpo muito fraco,
Deus deu a inteligência como compensação; mas é sempre um trabalho.
677 Por que a própria natureza provê
por si mesma, a todas as necessidades dos animais?
– Tudo trabalha na natureza; os animais
trabalham como vós, mas seu trabalho, como sua inteligência, é limitado ao cuidado
de sua conservação.
Eis por que entre eles o trabalho
não gera o progresso, enquanto entre os homens há um duplo objetivo: a conservação
do corpo e o desenvolvimento do pensamento, que é também uma necessidade que o eleva
acima de si mesmo. Quando digo que o trabalho dos animais é limitado ao cuidado
de sua conservação, refiro-me ao objetivo a que se propõem a trabalhar; mas, inconscientemente,
ao prover suas necessidades materiais, se constituem em agentes dos desígnios do
Criador, e seu trabalho não concorre menos para o objetivo final da natureza, se
bem que muitas vezes não percebeis o resultado de imediato.
678 Nos mundos mais aperfeiçoados, o
homem está sujeito à mesma necessidade de trabalho?
– A natureza do trabalho é relativa
à natureza das necessidades.
Quanto menos as necessidades são materiais, menos o trabalho é material;
mas não deveis crer, por isso, que o homem fica inativo e inútil: a ociosidade seria
um suplício, em vez de ser um benefício.
679 O homem que possui bens
suficientes para assegurar sua existência
está livre da lei do trabalho?
– Do trabalho material, pode ser,
mas não da obrigação de se tornar útil conforme seus meios, de aperfeiçoar sua inteligência
ou a dos outros, o que é também um trabalho.
Se o homem a quem Deus distribuiu
bens suficientes não
está obrigado a se sustentar com o
suor de seu rosto, a obrigação de ser útil a seus semelhantes é tanto maior quanto
as oportunidades que surjam para fazer o bem, com o adiantamento que Deus lhe fez
em bens materiais.
680 Não há homens impossibilitados
para trabalhar no que quer
que seja
e cuja existência é inútil?
– Deus é justo. Apenas desaprova aquele
que voluntariamente tornou inútil sua existência, porque esse vive à custa do trabalho
dos outros.
Ele quer que cada um se torne útil
conforme suas aptidões.
(Veja a questão 643. (643 Há pessoas que, pela sua
posição, não têm a possibilidade de fazer o bem?
– Não há ninguém que não possa fazer o bem; somente o egoísta nunca encontra
ocasião.
Bastam as relações sociais com outros homens para
encontrar ocasião de fazer o bem, e cada dia de vida dá a oportunidade a
quem não esteja cego pelo egoísmo; porque fazer o bem não é somente ser caridoso,
é ser útil na medida de vosso poder todas as vezes que vossa ajuda se fizer necessária.)
681 A lei natural impõe aos filhos a
obrigação de trabalhar por seus
pais?
– Certamente, do mesmo modo que os
pais devem trabalhar por seus filhos; é por isso que Deus fez do amor filial e do
amor paternal um sentimento natural
para que, por essa afeição recíproca,
os membros
de uma mesma família fossem levados
a se ajudarem mutuamente, o que é frequentemente esquecido em vossa sociedade atual.
(Veja a questão 205.( 205 Por que, aos olhos de certas pessoas, a doutrina da
reencarnação se apresenta como destruidora dos laços de família por fazê-los
recuar às existências anteriores?
– Ela não os destrói. Ela os
amplia. O parentesco, estando fundado em afeições anteriores, faz com que os laços
que unem os membros de uma mesma família sejam mais vigorosos.
Essa doutrina amplia também
os deveres da fraternidade, uma vez que, entre os vossos vizinhos, ou entre os servidores,
pode-se encontrar um Espírito que esteve ligado avós pelos laços de sangue.
205 a Ela diminui, entretanto, a
importância que alguns atribuem à sua genealogia, uma vez que se pode ter tido por pai um Espírito que pertenceu a outra raça, ou
tendo vindo de uma condição bem diversa?
– É verdade, mas essa importância está fundada no
orgulho. O que essas pessoas honram em seus ancestrais
são os títulos, a posição, afortuna.
Alguém que coraria de vergonha
por ter tido como antepassado um honesto sapateiro se gabaria de descender de um
nobre corrupto e debochado.
Mas o que quer que eles digam
ou façam, não impedirão as coisas de ser o que são, porque Deus não formulou as
leis da natureza de acordo com a vaidade deles.
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