O perispírito não é uma criação nova destinada a resolver dificuldades. Ele representa o corpo da alma, pois não se poderia conceber uma alma sem corpo. Esse organismo era conhecido dos antigos cristãos. São Paulo denominou-o corpo espiritual. Tertuliano diz que a corporeidade da alma é afirmada nos Evangelhos: Corporalitas animae in ipso Evangelio relucescit, e acrescenta: se a alma não tivesse um corpo, a imagem da alma não teria a imagem do corpo.
Antes do advento do Espiritismo, sob que nomes o corpo espiritual era conhecido?
Os estudiosos antigos e modernos deram ao corpo que envolve a alma nomes diversos, de acordo sempre com o idioma que usavam: em hindu, Linga-Sharira; em hebraico, Nephes; em egípcio, Ka ou Bai; em grego, Ochéma. Pitágoras nomeava-o Eidolon ou carro sutil da alma; Cudworth (filósofo inglês), mediador plástico; os ocultistas e teosofistas chamam-no corpo astral.
(A Vida no Outro Mundo – Cap. VIII – Existência do Perispírito e Desdobramento da Personalidade.)
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