REFLEXÃO
É ASSIM PORQUE TEM QUE SER ASSIM?
A Razão foi endeusada num passado recente e não correspondeu a altura que lhe deram. Descobriu-se falhas e sua abrangência ficou aquém das expectativas.
Apesar de tudo a Razão é a melhor vacina que a Filosofia possui contra uma doença intelectual muito perigosa chamada dogmatismo.
O Dogmatismo representa as amarras de uma opinião estabelecida por decreto e ensinada como uma doutrina sem contestação e que entra em nós pela cultura, pela tradição e pelos ensinos daqueles os quais nos mais influenciam, os nossos entes queridos, pais, parentes, amigos e professores .
O dogma é tomado como uma verdade que não pode ser contestada e nem questionada pois se um dia o for a resposta vem em riste: “é assim porque tem que ser assim”
***
A Razão é uma ferramenta de vital importância que Deus coloca a disposição do homem para que possa auxilia-lo no discernimento do caminho correto em direção ao Reino. Igualmente nos auxilia na resolução dos problemas do cotidiano pois esta intimamente vinculada a vida consciente.
A Razão está tão presente na Doutrina Espírita que Kardec na introdução de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” faz a seguinte afirmação: “O primeiro controle é, sem contradita, o da razão.......Toda teoria em contradição manifesta com o bom senso, com a lógica rigorosa, e com os dados positivos que possuímos, por mais respeitável que seja o nome que a assine, deve ser rejeitada”.
Mesmo diante das diversas crenças que hoje se apresentam a nós, a Razão pode nos auxiliar no difícil dilema de escolha sobre qual caminho deveremos seguir.
Alan Krambeck
***
"A Razão é sábia"
Valorosa ferramenta de trabalho, nessa grande oficina regida por Leis Divinas. Uma palavra tão pequena, mas com um sentido tão grande e com vários significados ... Como... Estar certo! Ser o motivo ou causa de algo... E de lucidez. Palavra digna de respeito.
Como toda ferramenta é preciso aprender a usar. E enquanto esse processo ocorre, somos levamos através dos sentimentos, de extremos a extremos, numa busca pela razão.
Quanto mais conhecimento desta ferramenta, menos oscilações sentimentais e mais facilidade no exercício do pensar, do questionar, do relembrar, do comparar, do amar, tudo na busca pelo ponto certo, justo e equilibrado da questão.
Fica claro que a razão nos faz crescer, nos dando sustentação, firmeza, equilíbrio e a paz interior.
Incrível como há pessoas que têm facilidade em usar essa ferramenta. Por que? Serão pessoas que muito viveram, muitas experiências adquiriram? Me parece que sim.
Elaine Saes
Páginas
- Página inicial
- A Mediunidade sem Lágrimas - Eliseu Rigonatti
- Vídeos
- IPEAK - Instituto de Pesquisas Espírita Allan Kardec
- Séries Psicológicas de Joanna de Ângelis
- Diretrizes Seguras para Desenvolver o Auto amor
- Federação Espírita do Mato Grosso
- Material para o Auto Conhecimento
- Escolinha Espírita
- Material Didático à Evangelização
- Spiritualistic School for Children
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.