O conceito de Alienação está envolvido com a perda de posse de um bem, de uma faculdade ou até mesmo da autonomia. Perder o poder de escolha, perder a compreensão do mundo. Sua vontade mingua tornando a pessoa passiva.
A alienação pode se dar no trabalho onde o individuo não produz para si e recebe em troca um salário. A alienação pode ser no consumo quando compra sem necessidade. A alienação pode ser no lazer. As indústrias do lazer vendem hoje algo que o individuo compra iludido pela propaganda.
A Ciência aliada ao Capitalismo passa a definir os paradigmas culturais, éticos e estéticos, vinculando unicamente as informações que favorecem a lógica da individualidade, do acumulo de riqueza e da satisfação dos prazeres imediatos, transformando o homem em um consumidor de produtos e serviços expostos nas prateleiras das mercadorias descartáveis facultando e até incentivando a alienação.
A Alienação consiste na prática não questionadora que torna o indivíduo passivo em qualquer esfera econômica, intelectual, artística ou política.
O indivíduo alienado, por não refletir, por não questionar, não sabe exercer seus direitos e suas obrigações diante da sociedade, é um cidadão inconsciente.
O alienado é fortemente influenciado pela propaganda e pela moda, ou seja, se torna um indivíduo manobrável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.