sábado, 21 de setembro de 2019

Técnida da Mediunidade - Pastorino

"As vibrações, as ondas, as correntes utilizadas na mediunidade são as ondas e correntes de "pensamento". Quanto mais fortes e elevados os pensamentos, maior a frequência vibratória e menor o comprimento de onda. E vice-versa. (...) Tudo isso faz-nos compreender a necessidade absoluta de mantermos a mente em "ondas" curtas, isto é, com pensamentos elevados, para que nossas preces e emissões possam atingir os espíritos que se encontram nas altas camadas.
O que eleva a frequência vibratória do pensamento é o amor desinteressado; abaixa as vibrações tudo o que seja contrário ao amor; raiva, ressentimento, mágoa, tristeza, indiferença, egoísmo, vaidade, enfim qualquer coisa que exprime separação e isolamentos".


"O  pensamento  emitido  provoca uma série de vibrações na matéria do  plano mental, o que faz que as partículas desse plano se organizem em formas – tal como as vibrações sonoras provocam movimentação  e desenhos em pó finíssimo  sobre membrana vibrátil. 


A matéria do plano mental, assim movimentada pela projeção das vibrações do pensamento, une-se para plasmar a forma idealizada pela mente; em geral,  se a mente é forte, as figuras são brilhantes e coloridas,  mantendo-se vivas e em movimento durante bastante tempo. 

Essas formas podem ser vistas por  videntes e clarividentes que tenham bastante sensibilidade e quase sempre assumem coloridos belos,  se o pensamento for  puro, emitido por mente de escol."

"Ao pensar, a mente vibra e irradia vibrações ou ondas que se propagam pela  matéria afim circundante com que ela  sintoniza.  Como  o  universo  está permeado  de matéria  mental,  a propagação  se faz  em todos os sentidos, tal  como  a luz de uma lâmpada,  e atinge distâncias incomensuráveis."
 Carlos Juliano Torres Pastorino "Técnica da Mediunidade"

PARTE 1 - PLANO FÍSICO 

ELETRICIDADE 


Primeiramente recordemos algumas definições, a fim de estabelecer entendimento dos tenos que serão empregados.

VIBRAÇÃO

O que os dá melhor ideia do que seja vibração, é ver o funcionamento de um pêndulo, com seu vai e vem característico.

a) O movimento de repouso ou de equilíbrio, quando ele se acha exatamente na vertical;

b) Os pontos máximos, que ele atinge ao movimentar-se.

Partindo daí, verificamos que a vibração pode ser:

* SIMPLES: que é o percurso de um ponto máximo A ao outro ponto máximo A' (fig. 1).

* DUPLA: que constitui a ida e volta (de A a A'e de A'a A) - (fig.2); a esta vibração dupla chamamos oscilação.

PERÍODO
Acontece que o pêndulo leva tempo em sua oscilação.
Então, chamamos período o tempo de uma oscilação, medida em segundos, E para que a medida seja bastante precisa, costumamos dividir a oscilação em quatro partes, denominadas fases. Veja na fig, 2: 1a fase (de A a B); 2a fase (de B a A'); 3a fase (de A'a B); 4a fase (de B a A).

FREQUÊNCIA

Denominamos frequência ao número de oscilações executadas durante um segundo. Quanto maior a frequência, mas ALTA é ela; quanto menor, mais BAIXA. Então, se executar 10 oscilações em um segundo, a frequência é baixa; se realizar 10.000 oscilações em um segundo, a frequência é alta.

A frequência é medida em ciclos. Então o número de ciclos é o número de oscilações (ou frequência) contadas ao passar por determinado ponto, durante um segundo.

ONDA 

Como, nada existe de imóvel, também a oscilação (frequência ou vibração) caminha de um lado para outro. A essa vibração que caminha chamamos onda.

CORRENTE

Ao deslocamento de partículas num condutor damos o nome de corrente; se a corrente caminha para um só lado, constantemente, dizemos que é contínua ou direta. Se ora vai para um lado, ora para o outro, a denominamos alternada.

Por exemplo, quando dizemos que a corrente tem 50 ciclos, isto significa que onda passa, por determinado ponto, de um lado para outro, 50 vezes em cada segundo, ou seja, tem 50 oscilações por segundo.

Frequência dos Pensamentos  - Aqui começamos a entrever que a mediunidade pode ser medida e considerada com todos esses termos. A diferença reside nisto; a corrente elétrica é produzida por um gerador, e a corrente  mental é produzida pela nossa mente e transmitida por nosso cérebro. No cérebro temos uma válvula que transmite e que recebe, tal como um aparelho de rádio. Mas vamos devagar.

Consideremos, por enquanto, que cada cérebro pode emitir em vibrações ou frequência alta ou baixa, de acordo com o teor dos pensamentos mais constantes. O amor vibra em alta frequência; o ódio, em baixa frequência. São polos opostos. Quanto mais elevados os pensamentos, em amor, mais alta a frequência e mais elevada a ciclagem.

Continuemos:

Na onda distinguimos várias coisas:

a) A amplitude, isto é, a força da onda (ou amplitude da oscilação), medida pela distância maior ou menor de subida e descida numa linha média; é, em outras palavras, tamanho da oscilação. Temos, pois (veja fig. 3):

1) A baixa amplitude, quando as oscilações são pequenas;
2) A alta amplitude, quando as oscilações são grandes.



Mas também há o:

b) Comprimento da onda, que é a distância que medeia entre duas oscilações. Para uniformizar a medida dessa distância, costumamos medir a distância entre duas "cristas" consecutivas. CRISTA é o ponto máximo de uma oscilação (veja fig.3).


MEDIDAS 

A medida do comprimento de onda é efetuado em:

a) Metros (quando mais longas): 
b) Angström (quando mais curtas).

O angström (tirado do nome de um físico sueco) é uma medida pequeníssima; basta dizer que um milímetro tem dez milhões de angström (portanto um centímetro tem cem milhões de angström).

Correntes de Pensamentos - Tudo a que vimos dizendo é indispensável conhecer, para que bem se compreenda o fenômeno científico da mediunidade que se manisfesta por meio de vibrações e ondas. A fim de dominar-se o mecanismo do fenômeno, é mister que a cada palavra seja dado o valor exato que possui no estudo da ciência da física e da eletrônica.

As vibrações, as ondas, as correntes utilizadas na mediunidade são as ondas e correntes de "pensamento". Quanto mais fortes e elevados os pensamentos, maior a frequência vibratória e menor o comprimento de onda. E vice- versa.  

O que eleva a frequência vibratória do pensamento (vimo-lo) é o amor desinteressado; abaixa as vibrações tudo o que seja contrário ao amor; raiva, ressentimento, mágoa, tristeza, indiferença, egoísmo, vaidade, enfim qualquer coisa que exprime separação e isolamentos 
 ONDAS AMORTECIDAS

Em física, estudamos as ondas amortecidas, assim chamadas porque atingem rapidamente um valor máximo de amplitude, mas também rapidamente decrescem, não se firmando em determinado setor vibratório. São produzidas por aparelhos de "centelha", que intermitentemente despedem fagulhas, chispas, centelhas, mas não executam uma emissão regular e fixa em determinada faixa. Produzem efeito de "ruídos".

Preces não atendidas - No cérebro, ondas amortecidas são as produzidas por cérebros não acostumados  à elevação, mas que, em momentos de aflição, proferem preces fervorosas. A onda se eleva rapidamente, mas também decresce logo a seguir, pois não tem condição para manter-se constantemente em nível elevado, por não estarem a ele habituados. São pessoas que, geralmente, se queixam de que "suas preces não são atendidas". De fato, produzem "ruídos", mas não conseguem sustentar-se em alto nível, não atingindo poi, o objetivo buscado.

INDUTÂNCIA

Chama-se assim a inércia da eletricidade, na mudança de uma direção para outra, na vibração. Em outras palavras, quando a oscilação chega ao ponto máximo, ela para, para voltar ao lado oposto. Essa é "indutância", que é medida em "henrys".

Momentos de silêncio - Na mediunidade observamos também o fenômeno da indutância, que provoca muitas vezes "momentos" de silêncio. O médium "treinado" permanece calado, nesses momentos. O não desenvolvido intromete aí pensamentos seus,  "colaborando" na manifestação externa. Se a indutância é muito grande, a comunicação torna-se imperfeita e falha. Isso pode ser causado por defeito do aparelho receptor (médium) ou do aparelho transmissor (espírito). Qualquer dos dois, sendo "humanos", pode ser fraco e apresentar indutâncias muito fortes, hiatos longos.
    

ONDAS ELETROMAGNÉTICA

Vemos, então, que onda é uma partícula que se desloca com movimentos oscilatório. Acontece, porém, que ao deslocar-se, provoca um "campo magnético" (posteriormente, o magnetismo com pormenores). Mas podemos registrar desde já a definição.

Chama-se assim a oscilação da carga elétrica, com campo magnético. Esse  "campo magnético" particular acompanha a onda que o criou.


Vejamos agora, as diversas espécies de ondas: 

- Ondas Longas - são as superiores a 600 metros de comprimento. Caminham ao longo da superfície terrestre e têm pequeno alcance.

- Ondas Médias - são as de comprimento entre 150 e 600 metros. Caminham em parte ao longo da superfície, mas também se projetam para as camadas superiores da atmosfera. Têm alcance maior que as anteriores, embora não muito grande.

- Ondas Curtas - são as que variam entre 10 a 150 metros. Rumam todas para a atmosfera superior, e são captadas de "ricochete", Têm alcance muito grande, podendo ser captadas com facilidade até nos antípodas.

- Ondas Ultracurtas - são todas as que forem menores que 10 metros. Muito maior alcance e força, ecoando nas camadas superiores da atmosfera.

Observe o clichê, onde além dessas, figuram outras ondas e raios.

Tudo isso faz-nos compreender a necessidade absoluta de mantermos a mente em "ondas "curtas, isto é, com pensamentos elevados, para que nossas preces e emissões possam atingir os Espíritos que se encontram nas altas camadas.

As ondas longas, de pensamentos terrenos e baixos, circulam apenas pela superfície da Terra, atingindo somente os sofredores e involuídos, ou as próprias criaturas terrenas. Qualquer pensamentos de tristeza ou ressentimento ou crítica abaixa as vibrações, não deixando que nossas preces cheguem ao alvo desejado.

Por isso disse Jesus: 

"Quando estives orando, se tem alguma coisa contra alguém, perdoa-lha" (Marcos, 11:25) 
e  mais: 

"se estiveres apresentando tua oferta no altar, e aí lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão, e depois vem apresentar tua oferta"(Mateus, 5:23-24).

 Impossibilidade, digamos científica. Não pode haver sintonia.

A prece não pode, científica e matematicamente, atingir os planos que desejamos, porque estamos "dessintonizados". Não se trata de maldade ou "exigência" dos Espíritos superiores. Mas não chega a eles nossa prece. Da mesma forma que um rádio só de  "ondas curtas" não pode captar os sinais das "ondas longas"e vice- versa.

Cada um ( a ciência o comprova experimentalmente) só pode comunicar-se com seus afins em vibração. 

Por isso repete sempre: 

o Evangelho, mais do que um repositório, teológico, é um Tratado de Ciência, apenas expresso em termos de sua época.

Quando as ondas "caminham", podem formar uma "corrente"

CORRENTE ELÉTRICA

Chamamos "corrente elétrica", o deslocamentos da massa elétrica, através de um fio condutor.

Temos então dois sentidos:

A--------------------------B

1) De A a B, chama-se sentido positivo.

2) De B a A, chama-se sentido negativo.

Pensamento positivo e negativo - Na manifestação de nossos pensamentos também temos duas direções: o pensamento positivo, em que a corrente caminha de baixo para cima, do mais longo para o mais curto, e o pensamento negativo, quando se desloca em sentido contrário, do alto para baixo, do mais curto para o mais longo.

A corrente é de suma importância. Se os pensamentos bons ( elevados) e de amor são apenas "momentâneos", não conseguem formar uma "corrente", mas somente "Ondas amortecidas", isto, é, ruídos interrompidos. Ao passo que a "corrente" dirige continuamente a onda pensamento em determinada direção.

Assim como a corrente positiva precisa ser constante, para atingir o alvo, e a "onda amortecida" não chega à meta, assim também aquele que está permanentemente com sua corrente positiva não é prejudicado pelas "ondas amortecidas" de pensamento "maus" que lhe chegam e são expulsos. O permanecer nos pensamentos negativos formando "corrente" é que prejudica:


A corrente pode ser:

- Contínua ou Direta - quando a intensidade e o sentido da propagação são invariáveis, de A para B.

- Alterada - quando a intensidade e o sentido variam periodicamente, isto é, obedecem ao movimento de vaivém. A corrente alternada está sujeita à lei Senoidal, embora nem sempre apresente curvas em senoide:

Pensamento firme ou inseguro - Assim nossos pensamentos. Podem permanecer em "corrente direta", quando concentrados em dado objetivo permanentemente: emitimos, apenas. Mas podem passar a "corrente alternada", quando emitimos e recebemos alternadamente; isto é, lançamos o pensamento e obtermos a resposta.

Também a mediunidade pode consistir numa corrente direta, quando caminha numa só direção (do Espírito para o médium) numa passividade absoluta. Ou pode ser executada em corrente alternada, quando o médium age, com seu pensamento, sobre o espírito, isso é necessário, é imprescindível que ocorra, quando o espírito manifestante é sofredor: o médium deve receber as ideias do espírito manifestando-as; e logo influir com sua própria mente sobre o espírito, doutrinando-o em conexão com o doutrinador. Mais ainda, quando, fora de sessão, se vê acossado por espíritos que atrapalham mentalmente, pode estabelecer com eles um diálogo, procurando doutriná-los.

Na prece, a corrente pode ser direta (geralmente o é), quando, apenas nós falamos (quase sempre pretendemos "ensinar"a Deus o que Ele deve fazer por nós...), e pode ser alternada quando, na prece verdadeira, pouco falamos, e depois silenciamos para "ouvir"a resposta silenciosa em nosso coração.

Verificamos, pois, que, sendo as leis as mesmas em todos os planos, aplica-se ao Espírito idêntico princípio que encontramos na física.




CAMPO ELÉTRICO


Denomiamos assim a porção do espaço onde se realizam fenômenos elétricos, pela existência de uma corrente.
A direção e a intensidade de um campo elétrico são dados pelas "linhas de força"do campo.


LINHA DE FORÇA

Linha de força representa um campo elétrico ( ou magnético) cuja direção, em  qualquer ponto é tangente à direção da força elétrica (ou do campo magnético) nesse ponto.

A linha de força é tangente em todos os pontos, à direção do campo. Mas o campo é percorrido por uma infinidade de linhas de força. Então, o número de linhas de força que atravessam uma superfície é dado, convencionalmente, pela intensidade do campo.

Aqui  novamente encontramos aplicações interessantes.

A sala de reunião -  Uma reunião mediúnica forma, inegavelmente, um "campo elétrico" ou magnético. Quanto mais estiver o ambiente carregado de eletricidade ou magnetismo positivo, mais eficiente será a reunião. Quanto mais esse ambiente estiver permeado de forças negativas, mais perturbada a reunião. Essa a razão por que se pede que não haja movimento de gente na sala mediúnica, especialmente algumas horas antes das reuniões; É para evitar que o campo elétrico seja desfavoravelmente carregado de energias negativas, interferindo nas "linihas de força"estabelecidads pelos Espíritos, como "polos norte" ideais no campo. A conversação fútil, as discussões políticas ou de outra espécies, as críticas ou palvras deprimentes, "invertem"a corrente elétrica do campo.

Ora, as "linhas de força"dependem da intensidade de pensamentos bons, e amoráveis. Quanto mais numerosas e fortes essas linhas de força, tanto mais propício o "campo elétrico"para as comunicações eletromagnéticas entre desencarnados e encarnados. Não se trata de religião nem de pieguismo: é um fenômeno puramente físico, de natureza elétrica. 

Quem pretende fazer reuniões espíritas (eletromagnéticas) sem preparar antes o "campo elétrico-magnético", sujeita-se a decepções de toda ordem, a interferências, a fracassos.

Note-se, porém, que o campo elétrico pode também ser perturbado por entidades desencarnadas, que vivam no ambiente ( por não se calmo e amoroso) ou que sejam trazidos pelos frequentadores ( que tenham tido discussões ou raivas durante o dia). As entidades desencarnardas têm a mesma capacidade que as encarnadas de emitir ondas eletromagnéticas de pensamento. O que evita esses aborrecimentos é uma corrente mais forte que a tudo se superponha.

E o melhor gerador de forças eletricamente superiores é a prece. 

CONDENSADOR

Chamam-se condensadores (ou capacitores) os aparelhos constados de tal maneira, que tenham, intercalados, corpos "bons condutores" de eletricidade e material "isolante" (dietétrico). O fato de não se tocarem entre si os "condutores", faz que a corrente, mesmo não passando de um a outro, provoque a criação, entre eles, de um "campo elétrico". Assim, um condensador cria um campo elétrico entre cada chapa, no espaço ocupado pelo material isolante.

Os condensadores quando em circuito sintonizados podem ser:

a) Fixos, quando recebem e emitem energia num só comprimento de onda, sem selecioná-las.

b) Variáveis, quando têm possibilidade de selecionar os diversos comprimentos de onda, de acordo com a maior ou menor superfície do campo, estabelecido pelas "placas" . Todos conhecem os condensadores variáveis em nossos radiorreceptores.

Os médiuns - No ambiente mediúnico, os assistentes e médiuns são verdadeiros condensadores, que formam o "campo eletromagnético". Entre cada criatura existe o material isolante (o ar atmosférico). E por isso o campo se tornará mais forte quando houver mais de uma pessoa.

 Aqueles que não são médiuns, funcionam como os condensadores fixos, que recebem e emitem energias num só comprimento de onda, não sendo capazes de distinguir as diversas "estações" transmissoras (os diversos Espíritos) e não podem por isso receber e transmitir as mensagens deles. As ideias ficam confusas e indistintas.

Já os médiuns são verdadeiros condensadores variáveis, com capacidade para selecionar os Espíritos que chegam. Então recebem e transmiem cada comprimento de onda por sua vez, dando as comunicações de cada um de por si. Quanto maior a capacidade do médium de aumentar e diminuir a superfície do campo estabelecido pelas "placas", tanto maior a capacidade de receber Espíritos de sintonia diversa: elevados e sofredores.

médiuns, porém, que parecem fixos em determinada onda: só recebem e transmitem determinada espécie de Espíritos, provando com isso a faltade maleabilidades de sua sintonia.

Para modificar a sintonia o condensador variável movimenta as placas, aumentando ou diminuindo a superfície do campo. Os médiuns podem obter esse resultado por meio da prece, modificando com ela o campo elétrico, e conseguindo assim captar e retransmitir as estações mais elevadas, os espíritos superiores.



 ACUMULADOR

Chamamos acumulador o aparelho que armazena energia química. Essa energia, uma vez armazenada, é fornecida e distribuida sob forma de corrente elétrica, até que o acumulador se esgote. Entretanto, é possível recarregar o acumulador, forçando-se através dele uma corrente em sentido oposto.


BATERIA

Denominasse bateria uma série de acumuladores ligados entre si, aumentando, com isso, a capacidade de armazenamento e também o tempo em que consegue permanecer sem esgotar-se.

Grande semelhança com a mediunidade.
A mesa de reunião - Cada criatura constitui um acumulador, capaz de armazenar a energia espiritual (eletromagnética). Entretanto, essa energia pode esgotar-se. E se esgotará com facilidade, se houver "perdas" ou "saídas" dessa energia com explosões de raiva, ou com ressentimentos e mágoas prolongadas, embora não violentas, Cada vez que uma pessoa se aborrece ou irrita, dá "saida" à energia que maninha acumulada, "descarrega" o acumulador de força (ou fluidos), diminui a carga e, portanto, se enfraquece.

O segredo é manter-se inalterado e calmo em qualquer circunstância, mesmo nas tempestados morais e materiais mais atrozes.

Todavia, se por acaso o acumulador se descarrega, pode ser novamente carregado, por meio de exercícios de mentalização positiva e de prece em benefício dos outros, ou seja, preces desinteressadas. Portanto, é realmente carregado com uma energia em direção oposta: se ficou negativo, carregar-se -á com energia positiva.

Os acumuladores nem sempre possuem carga suficiente de energia para determinado fim. São então reunidos "em série", formando uma bateria. Na mediunidade, quando um médium não é capaz de fornecer energia suficiente a sós, reúne-se com outros, formando uma "reunião", Esta é constituida "em série", (não em paralelo), e por isso é que todos se sentam em redor de uma mesa. A bateria assim formada, conserva em si e pode utilizar uma energia eletromagnética muito maior. Daí as comuicações em reuniões serem mais eficientes que com um médium isolado, por melhor que seja ele.

Também a bateria pode esgotar-se. Mas a vibração das ondas de pensamento e a prece podem carregar novamente a bateria. Esse processo é com frequência utlilzado nas reuinões, durante ou após a manifestação de espíritos muito rebeldes, que descarregam a energia: uma prece repõe as coisas em seu lugar, infunde novas energias à "bateria"e permite a contiuação dos trabalhos.

Como vemos,

mediunidade ou comunicação de Espíritos não é fenômenos religiosos, mas puramente física, eletromagnético, obedecendo a todas as leis da eletrônica. Quem compreender isso, perceberá que "ser bom". "fazer o bem", "perdoar e amar" não são virtudes religiosas, mas forças científicas que permitem à critura uma elevação de vibração e uma ascensão a planos superiores. Quem é inteligente, é bom por prioncípio cientifco. Por isso, há tanta gente boa sem ser religiosa, e até dizendo-se "ateia". E tantos que professam religão e que, não tendo compreedido o fenômeno, permanecem na ignorancia do mal.
CONTINUA.... DIGITAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.