domingo, 20 de novembro de 2016

CURSO DE FILOSOFIA ESPÍRITA – LIVRO 3 – CAP 9




O PRINCÍPIO MÁTÉRIA – FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL – VIDA
Bibliografia
DEUS, ESPÍRITO E MATÉRIA – Manoel de O Portásio Filho – Ed. FEESP.
FILOSOFIA ESPÍRITA – TOMO II – Manoel P. São Marcos – Ed FEESP.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – Allan Kardec – IDE

REFLEXÃO
O PRINCÍPIO – INTELIGENTE E A VIDA
 Entendemos que o Princípio –matéria e o Princípio- inteligência são os elementos constitutivos da Creação.
A Vida, ou o Princípio Vital tem sua origem no Mundo Material.

Ela ao animar os seres lhes confere o título de Ser Vivente.

O Princípio-inteligente partindo do outro constitutivo da Creação quando co-habita com o Princípio-Matéria exige simultaneidade com o Princípio Vital?

Existiria um ser vivente sem convivência com o Princípio-inteligente? Ou, o Princípio-inteligente co-habitaria com a matéria sem que esta esteja animada pelo Principio Vital como no caso dos minerais?

1 PARTE: OBJETIVO DESTA AULA
Esta aula tem por objetivo esclarecer os conceitos de princípio-matéria, princípio-inteligencia, vida, períspécie e períspirito.

2 PARTE: INTRODUÇÃO
Os conceitos aqui tratados são do âmbito da doutrina espírita e mais especificamente da Filosofia Espírita. 

Toda essa terminologia foi desenvolvida por pensadores espíritas principalmente por Manoel P. São Marcos sempre em consonância com outros como,  Herculano Pires, Leon Denis e em concordância com a codificação. Esta, entretanto, deixa um certo vácuo sobre a gênese e o desenvolvimento do princípio-inteligente.

3 PARTE MATÉRIA – CONCEITO
Aristóteles fornece as primeiras noções de Matéria, filosófica e tecnicamente sintetizando o pensamento dos pré-socráticos. Aceita a Teoria dos Quatros Elementos (terra, ar, fogo e agua) o qual prevalece por muitos séculos. Para ele são dois os constituintes da Matéria: a essência e a forma. A Essência ou a Substancia é o Princípio-matéria. As Formas são os Corpos.

A definição clássica no diz que Matéria é tudo que tem extensão, impressiona os sentidos e é impenetrável. É a Res Extensa de Descartes.

Por outro lado a Matéria tem a capacidade de ser conduzida, moldada, agida, governada, organizada. Enfim, ela deixa-se atuar. Ela em si nada realiza.

A Matéria se deixa atuar pelas forças naturais ou pela vontade do princípio-inteligencia que a anima.
Em O Livro dos Espíritos temos a seguinte afirmativa:

“o fluido universal que encerra o principio da vida é o agente principal das manifestações e este recebe seu impulso do espírito, que seja encarnado ou errante”..

Enfim, a substancia extensa é indestrutível, pode se transformar, mas não se perde ou não se cria como dizia Lavoisier. Os corpos dela formados, porém, são efêmeros.

A Matéria, a qual denominamos Princípio-matéria é entendia pela Doutrina Espírita como sendo por Deus criada. A Ciência Acadêmica não se pronuncia sobre o surgimento da Matéria. Descreve que no início estava toda reunida num mesmo lugar onde ocorreu a Grande Explosão (Big-Bang).

4 PARTE O PONTO DE PARTIDA – FCU – MATÉRIA ESCURA
Não há, em todo o Universo, senão uma substancia primitiva, a matéria cósmica dos astrofísicos ou o que foi denominado pelos espíritos, no séc. XIX, o Fluído Cósmico Universal (FCU). Os cientistas afirma que grande parte (aprox. 90%) da matéria do Universo se encontra sob a forma de Matéria Escura imperceptível aos sentidos humanos.

No estado de eterização o fluído universal não é uniforme e adquire modificações das mais diversas desde a forma de onda característica da energia até suas formas mais condensadas integrantes dos átomos e moléculas passando por algumas como o fluido vital e o fluido perispiritico.

5 PARTE O ÁTOMO – MAT’RIA E ENERGIA
A Matéria escura, a Matéria visível e a Energia são as diferentes formas do Fluido Cósmico.

Admite-se, porem, a existência de outras formas desse fluido, ainda desconhecidas pelo Homem.

Ao devassar os componentes do átomo encontramos aqueles cujas propriedades não sensibilizam nossos sentidos. Seriam os componentes das partículas subatômicas, os nossos sentidos não sendo mais afetados por esse nível de partilhamento da matéria, ficamos impossibilitados de confirmar suas existência senão por vias indiretas (p.ex.: matematicamente)

Portanto, esses componentes do mundo subatômico, é que seriam os formadores dos prótons, nêutrons, elétons e outras partículas. São pacotes energéticos ou fluidos energéticos. Admitidos como a substancia elementar do Mundo Material.

A Antimatéria poderia ser o foco de nossas especulações filosóficas. A descoberta recente do pósitron, ou o elétron positivo, e outras antipartículas que ao encontrarem, se aniquilam dando a. origem a uma radiação energética nos levria a hipótese de um universo constituído de Antimatéria.

6 PARTE OS ELEMENTOS QUIMICOS – SUA EXISTENCIA NO UNIVERSO
Temos conhecimento de átomos que hoje compõe este planeta tiveram sua origem anterior à formação deste. O Hidrogênio e o Oxigênio que formam a água fresca que bebemos, já foram poeira interestelar. O átomo de Ferro formador da hemoglobina do nosso sangue tem alguns bilhões de anos. Ousaríamos dizer que ele já esteve em forma de minério ou talvez tenha sido componente da hemoglobina de algum  animal do período Jurássico.

Nesse aspecto a doutrina da Ressurreição entende que as almas quando voltarem a Terra no Dia do Juízo o farão no mesmo corpo que a alma habitou. E se as moléculas do seu corpo tiverem sido parte de outro corpo visto que nada se perde, tudo se transforma, essas moléculas ou átomos teriam pertencido a mais de um corpo, e fica formulada questão, a que corpo irão pertencer na Ressurreição?

7 PARTE AS FORÇAS NATURAIS – MOVIMENTO E DEFORMAÇÃO
Na natureza são conhecidas quatros forças desde o campo macroscópico ao campo microscópico, são elas: a força gravitacional, a força eletromagnética, a força nuclear forte e a força nuclear fraca.

O homem desconhece sua essência, conhece somente seu efeito, por exemplo: sabemos que matéria atrai matéria na razão direta das massas e na razão inversa do quadrado da distancia. O que ela é, entretanto desconhecemos.

O movimento ou deformação é o efeito de uma força. E a Força?

Onde se encontra a causa de uma força?

Por que a matéria atrai a matéria? A vontade seria a origem? Vontade de quem? Numa lei natural? Que é a lei natural?

Temos visto corpos se movimentarem sem atuação das forças conhecidas. Existem, portanto, ouros tipos de forças ainda desconhecidas pela ciência acadêmica que se origina também na vontade, mas que não passa pelo corpo físico do homem.

 8 PARTE O CORPO E A FORMA
Um corpo se molda por ação de forças ou por ação da vontade de uma inteligência.

A forma de um corpo é resultante da ação de forças que atuam segundo as leis naturais. Essas forças naturais proporcionam formas previamente determinadas? A forma de uma duna de areia é resultante das ações do vento e da gravidade? A vontade de um ser extracorpóreo pode conduzir a força a fim de determinar uma forma?

9 PARTE PRINCÍPIO VITAL – VIDA
Observemos atentamente e com espírito reflexivo uma pessoa ajoelhada rezando ao lado de um caixão com um defunto. O que diferencia esses dois seres humanos? Algo que podemos chamar de vida. Essa vida é energia? Caso afirmativo, nós a temos acumulada? Onde? Se não a temos acumuladas de onde retiramos? E se retiramos por que deixamos de retirar?

A matéria se divide em orgânica e inorgânica que numa primeira instancia se diferencia pela  presença ou não do elemento Carbono. Há entre os inorgânicos algumas poucas substancias que contem o C, são elas: o C)2, CO, HCN, HCNO entre outros.

A matéria inorgânica apresenta uma mera agregação de átomos segundo as atrações de forças físicas enquanto que o orgânica apresenta condições de receber o fluído vital. Este é o que da vida àquela.

Entender-se por vida o ciclo nascer, crescer, reproduzir e morrer. É este fluído vital que mantém a organização tríplice do homem (espírito, períspirito e corpo).

A Filosofia Espírita nos fala do Princípio Vital ou fluido Vital.  E esse fluído tem sua origem no fluído cósmico universal. Nós o assimilamos através do ar que respiramos, do líquido que ingerimos, do alimento que comemos e da energia cósmica que absorvemos através dos chacras. A Química é capaz de isolar os elementos constitutivos da matéria orgânica como H, C, O e N. Não consegue porem, unindo esses elementos reconstituir a vida. É o caso de uma folha morta a qual o homem não consegue revitaliza-la. A vida é um efeito produzido pela ação de uma agente sobre a matéria.

O debilitar dos órgãos físicos rápida ou lentamente faz com que essa absorção se torne inviabilizada.

10 PARTE  A PERISPÉCIE E O PERISTÍRITO
Ao destacar-se da Hipótase-mãe, o ser fragmentado envolve-se em tênue camada de fluído cósmico que lhe constitui a primeira vestimenta pois que sem ela não poderia agir na própria matéria em nenhum dos planos de sua possível atuação. Trata-se do liame natural e indispensável de natureza material-energética, substancia vaporosa que encobre o princípio-inteligência agora já individualizado unidade homogênea e autônoma disparada em ruma à perfeição.

Vestimenta essa que tem origem também no Fluido Cósmico Universal  e revestindo o princípio-inteligencia com o Perispécie até adentrar o reino Hominal onde se transforma em Perispírito.

11 PARTE A CIÊNCIA ACADÊMICA E A CIÊNCIA ESPÍRITA
A Ciencia Acadêmica se ocupa da Matéria, da Energia e das leis que regem o mundo sensível, ;ogo, o Espiritismo não é da sua alçada. Aquela Ciência é incompetente para se pronunciar sobre a questão do Espírito. Já a Doutrina Espírita convive com a ciência da matéria e lhe acrescenta a ciência do espírito.

12 CONCLUSÃO
Entendemos que assim como o espírito é creado por Deus, a matéria também o é, pois a Ciência admite na sua gênese que a matéria toda estava reunida, no instante inicial. E a pergunta que propõe é a mesma para a Ciência como para a Filosofia, que a colocou lá?
Alan Krambeck

13 PARTE – MÁXIMA / LEITIURAS E PREPARAÇÃO PARA  PRÓXIMA AULA
Próxima aula:
Livro 3 cap 10 O PRINCÍPIO INTELIGENTE – EVOLUÇÃO NOS REINOS INFERIORES
Leitura:
DEUS, ESPÍRITO E MATÉRIA – MANOEL PORTÁSIO F. ED. FEESP
O LIVRO DOS ESPÍRITOS ALLAN KARDEC ED FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.