quinta-feira, 28 de julho de 2016

QUESTIONAMENTOS - DEUS




Mergulhada no estudo da matéria, a ciência penetra-lhe cada vez mais os segredos, num esforço constante e sistemático pra descobrir os códigos da vida, as combinações que comandam as formações atômicas, o extraordinário mundo celular, enfim, o universo microscópico, que apresenta o mesmo equilíbrio e, sob certa maneira, uma estrutura semelhante à dos corpos celestes, das constelações que povoam o universo macroscópico, devido às leis de agregação e desagregação na dinâmica vital.

Olhando, por exemplo, o organismo humano, surpreendemo-nos com a extraordinária capacidade deste de produzir recursos para sua sobrevivência, reprodução, desenvolvimento, em ritmo e estrutura que denotam, claramente, um princípio organizador inteligente. É uma obra genial, embora ainda imperfeita. Se a civilização moderna orgulha-se de produzir um computador, que pode, devidamente programado, realizar em poucos segundos, tarefas intricadas e, entretanto mais não é que um complexo de circuitos eletrônicos, que dizer do homem, a partir de seu organismo, até as funções intelectuais e afetivas, que o colocam no topo da pirâmide evolutiva?

Quem ou o quê governa tudo isso? Quem dirige esse universo estelar, essa mecânica celeste, mantendo rotações, órbitas, translações, essas distâncias que a luz, em sua estonteante velocidade, gasta bilhões de anos para percorrer?

Que princípio produziu as combinações atômicas conferiu a estrutura ao átomo, conduziu à formação de corpos simples e depois cada vez mais complexos? Quem ou o quê levou ao surgimento da inteligência e preparou o mundo para que nele o homem desenvolvesse?

Quem fez tudo isso? Uma inteligência Suprema ou um mecanismo frio, desenvolvido ao acaso? Um Ser Superior ou um acontecimento mecânico que desencadeou sem objetivos definidos, todo o processo da vida, conseguindo emergir da poeira cósmica (e de onde viria ela?) gerando planetas, sóis, sistemas, galáxias que se entretêm no miraculoso espetáculo de equilíbrio no espaço?

Tudo obedece a uma programação inteligente, com fins definidos ou terá sido também por mero acaso que somente neste glorioso, mas obscuro planeta Terra,  foi possível, com espantosa exclusividade, criar condições para nascer o homem, enquanto em todos os demais corpos celestes as planícies, montanhas, mares, desertos, florestas, permanecem em silêncio, sem que uma voz de um ser inteligente soe quebrando a solidão, sem que o amor fertilize a vida e se multiplique?

Jaci Regis – Do Homem e do Mundo pag 18 e 20.

Assuntos relacionados:

DEUS
O ESPIRITISMO E A CIÊNCIA
DEUS NA MITOLOGIA GREGA
CONCEPÇÃO ORIENTAL DE DEUS
DEUS SENTIMENTO INATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.