quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PALESTRA - CARIDADE

Caridade!

Caridade seria dar esmola aos pobres... Comida a quem tem fome... Roupas usadas no centro espírita? 
Caridade é isso e muito mais!
A caridade é uma virtude tão valorosa que no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo três capítulos falam sobre caridade.
Tudo aquilo que eu fizer ao próximo com boa vontade, sem esperar, retribuição e nem sequer muito obrigada, é caridade.
Quem é o meu próximo?  E aquele que estiver mais perto de mim no momento.
Caridade é quando, por exemplo, no metro, estando sentado,  vendo uma pessoa cheia de pacotes, levanto e sedo meu  lugar. É quando na hora de uma discussão, silencio! Quando empresto meus ouvidos a alguém que precisa só desabafar... Caridade e dar um sorriso...
Antes de Jesus falar para seus apóstolos - “Ide e Pregai” Ele ficou um tempo junto deles ensinando...
Judas Scariotes um de seus apóstolos era uma pessoa  muito esperta de grande raciocino, mas também uma pessoa que vivia em constante conflitos internos. Sempre desconfiado, e isso o afastava de seus próprios companheiros.
Judas escutava o Mestre Jesus falar que “sem Caridade não havia salvação” então resolveu se dedicar à caridade, e ele se transformou muito depressa, ajudava a todos que cruzavam seu caminho, sua benevolência se estendia até outras cidades, ia fazer o bem, onde seu coração o guiava. A mudança era nítida, até sua fisionomia havia se transformada, seus companheiros estavam orgulhosos de sua conduta.
Um dia, Judas foi até a cidade vizinha, chamada Betânia e ela estava em festa, cheia de turistas. Judas conseguiu com muito custo um quarto numa pousada, pois todas as hospedagens estavam lotadas.
À noite o dono da hospedagem, um homem muito bom, viu adentrando um conhecido, chamado Hergon, ele estava doente, tinha lepra, doença temida por todos por ser contagiosa e levar à morte. Por essa razão, eram proibidos de caminharem pelas ruas, principalmente em dias festivos, os homens da lei, muitos severos, os recolhiam e abandonavam em sitios distantes, largados à própria sorte.
O dono da hospedagem sentindo compaixão de Hergon pensou que a única solução para que ele pudesse descansar algumas horas, seria Judas, que já havia ganhado fama pela caridade que vinha fazendo.
Dirigiu-se ao quarto do mesmo, junto de Hergon, bateu à porta, esse levantou rápido, abriu-a, mas teve uma reação inesperada, Judas se sentiu enojado com cheio que exalava do leproso e ficou com medo da doença, deu uma desculpa, fechou a porta e voltou a dormir em sua cama quente.
Hergon foi pego assim que saiu da hospedagem, o dono não quis nem olhar para a cara de Judas. No dia seguinte acordou mal humorado, aquela vontade de ajudar ao próximo havia esfriado. Sentiu muito remorso, queria ir ao encontro do leproso, mas era tarde demais.
Voltando para Betsaída encontrou Jesus e perguntou: - mestre Jesus, como lidar com a caridade? Desejo muito minha mudança, mas me decepciono comigo mesmo por não saber lidar com essa virtude.
Jesus, com aquele olhar meigo e profundo disse:
- Judas bem conheço sua luta interna. Por mais que você tente escondê-la ela transpassa o seu ser. Judas o estado depressivo em que te encontras não condiz com a caridade. Quando te aproxima de teu semelhante ele recebe de ti  essa energia negativa. As ferramentas para lutar e vencer nossas inferioridades estão dentro de nossa mente.
Quando lhe vem uma ideia para fazer alguma mudança, você usa de muita de força e com a mesma força essa vontade esfria. Porque falta o principal Judas que é o sentimento.
Quando fores fazer uma caminhada, você a faz passo a passo, quando vai comer, fazes bocado a bocado, quando vais estudar uma escritura sagrada, fazes palavra por palavras, assunto por assunto. No Universo tudo segue um curso, lento, porém, constante.
Judas sua reforma íntima não pedi imediatismo, porém ela pede para que não pares no caminho.
A caridade te visitou em forma de um leproso, ficastes com medo. Não tenhas medo da doença física, ela é apenas consequência. Tenhas medo da doença do espírito. E Deus um Pai caridoso nos dá o remédio para as nossas doenças  que é a Boa Nova.
Judas caminhemos juntos de mãos dadas, amando à Deus e depois estendendo nosso amor ao próximo. Judas ficou a meditar.
Judas esse nosso irmão deu a maior prova de caridade para a humanidade, aceitou uma missão tão amarga. A mais de 2000 anos malhamos Judas.Vocês acreditam que foi por acaso que Judas traiu Jesus? Ele foi escolhido a dedo pelo Mestre, vocês acham que Jesus não conhecia a roteiro da vida dele?
Devemos ter muito respeito por esse nosso irmão.




"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine". "E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria."" E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria". "A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; não trata com leviandade; não se ensoberbece"."Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade"."Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta"."Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade. Mas a maior destas é a caridade" ( Paulo, I Coríntios, cap. XIII, vers. 1 ao 13).
Elaine Saes
Inspiração: Ave Luz - Shaolin - João Maia - Caridade
Citação: O Evangelho Segundo o Espiritismo cap.XV - Fora da Caridade não há Salvação - A Caridade Segundo São Paulo.
Palestra II - Casa da Prece Jesus nos Guie - 10 de maio de 2012

2 comentários:

  1. Olá. lindo texto parabéns!.

    "...Caridade é quando, por exemplo, no metro, estando sentados, vendo uma pessoa cheia de pacotes, levanto e cedo meu lugar. É quando na hora de uma discussão, silencio! Quando empresto meus ouvidos a alguém que precisa só desabafar... Caridade e dar um sorriso..." Ainda aqui não se trata de caridade, mas sim do exercício da caridade, pois, é ainda, obrigação nossa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de 4 anos me deparo com seu comentário... Obrigada! A nossa caminhada é um exercício constante que se tornam hábitos. A escolha é sempre pessoal. Felizes aqueles que abaçam a causa do Cristo.
      Com Carinho,
      Elaine Saes

      Excluir

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.