terça-feira, 13 de agosto de 2019

LUCIDEZ




Desenvolvimento do tema referente ao cap. Lucidez – livro Os Prazeres da Alma  - Hammed – psicografia de Francisco do Espírito Santo Neto


“ENQUANTO VIVERMOS DE FORMA MECÂNICA, IRREFLETIDA E SEM INTERVENÇÃO CONSCIÊNTE DA LUCIDEZ E DO DISCERNIMENTO, NOS PRIVAREMOS DE POSSUIR UMA MENTE TRANQUILA E UM CORAÇÃO PACÍFICO”.


Porque a falta de lucidez nos priva da consciência tranquila e paz no coração? 

- porque é da Natureza humana estar em contato, estar ligada com o Deus que habita dentro de si, e que orienta o caminho.

E para que esta ligação aconteça é necessário luz na mente, entendimento claro das coisas, distância do mundo das aparências.

Hammed nos diz que seguimos Jesus, porque buscamos o Caminho, a Verdade e a Vida e que devemos ter também os nossos olhos voltados para aqueles homens considerados arautos do Cristo, luminares da Fé, que deixaram exemplos de vida.

Citou Buda (que quer dizer iluminado, pois se nome de batismo era Sidarta Gautama) homem que não escreveu nada, por que não queriam ser idolatrado, mas queria que o vissem como chegou à iluminação, vivendo dia-a-dia, trabalhando o autoconhecimento e a auto renovação, tendo como base Deus e as Suas Leis Divinas.

Continua Hammed nos orientando a importância da vigilância dos sentimentos de Apego e Desejo, que atrasam nossa iluminação, pois nos tiram do presente deixando ou apegados ao passado, onde ficamos paralisados ou correndo para o futuro em busca de conquistar o que não temos.

Buda nos diz:  


“A pessoa sábia, que corre quando é hora de correr e que diminui o ritmo quando é hora de diminuir, é profundamente feliz, porque tem suas prioridades bem estabelecidas”.


E só conseguimos essa façanha citada acima, estando com a mente no presente, distinguindo entre o certo e o errado, fazendo escolhas com lucidez e sabedoria.

Kardec pergunta aos espíritos 


“A visão dos Espíritos é circunscrita como nos seres corpóreos”?
“E eles respondem: Não, ela reside neles”.


É uma visão de alma, um pressentir do que acontece ao redor.


“QUEM POSSUI LUCIDEZ NÃO EXALTA O TALENTO, NEM EVIDENCIA A INABILIDADE; SIMPLISMENTE ANALISA OS JATOS NA SUA TOTALIDADE, UTILIZANDO OS “OLHOS DA EQUANIMIDADE”, OU SEJA, DO ENTENDIMENTO, DA IMPARCIALIDAE E DA MODERAÇÃO”


Hammed vem nos falando agora sobre a dualidade entre o bem e mal que há dentro de cada um, onde exercermos o poder de analise e o livre arbítrio.

Cita um arauto do Cristo, Paulo de Tarso como exemplo de lucidez diante de suas sombras, sua aceitação e trabalho mental na transformação, trazendo ele como exemplo de conduta.


Não conseguimos transformar o que não vemos.



Paulo – (O Apóstolo dos Gentios) diz:

 “Não faço o bem que eu quero, mas pratico o mal que não quero”.


Sombras é aquilo que negamos ver, pois para nós é conteúdo de todas aquelas tendências que julgamos ser inaceitáveis. No entanto, é importante esclarecer que a sombra também possui aspectos construtivos e criativos que auxiliam a nossa personalidade. Dizemos sombra positiva, qdo não enxergamos o lado elevado que temos.

Continua nosso irmão... É importante valorizarmos nossas emoções, conhecendo-as, e tbm importante trabalharmos no seu equilíbrio, pois elas são o sal de nossas vidas.

 Comparando assim, as emoções com o sal. 

Que em excesso estraga a comida e em falta deixa insossa.

A melhor postura para nos renovarmos no bem e colaborarmos verdadeiramente com a transformação espiritual é lembrarmos nossa condição de almas em aprendizagem e permanecermos alicerçados na realidade daquilo que somos e podemos fazer, e não na ilusão do que deveríamos ser ou fazer.

Jesus nos convida a “amar os inimigos” e Jung, colaborando com os ensinos cristãos nos conduz a uma reflexão: Amar os inimigos internos, nossas sombras.

A consciência lucida acerca da sombra impulsiona a criatura a não mais buscar uma vítima: alguém ou alguma coisa para acusar e atacar, se olhando se conhecendo, sente necessidade de trabalhar na transformação das más tendências, se conhecendo enxerga e valoriza as próprias qualidades.

Todo esse trabalho de iluminação nos leva a termos uma lucidez Universal, onde fazemos parte de um todo, onde somos seres interligados, raízes de uma mesma árvore.



Um por todos e todos por um.


Elaine Saes

 Cursando Escola de Aprendiz do Evangelho -  Estágio Aprendiz - Grupo Socorrista Itaporã- 2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.