terça-feira, 4 de junho de 2019

PARÁBOLA DO RICO INCENSATO (Lucas 12: 16:21)



A VIDA É DOM DE DEUS
Do meio da multidão, alguém disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.” Jesus respondeu: “Homem, quem foi que me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?” Depois Jesus falou a todos: “Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganancia. Porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.”

E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. E o homem pensou: O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita. Então resolveu: Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. “Então poderei dizer a mim mesmo, meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descansa coma e beba, alegre-se”! Mas Deus lhe disse: Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou para quem vão ficar? Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus.”

A BUSCA FUNDAMENTAL
Então Jesus falou aos seus discípulos: “Por isso eu lhes digo, não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir”. “Pois a vida vale mais do que a comida, e o corpo mais do que a roupa”. Observem os corvos, eles não semeiam, nem colhem, não possuem celeiros ou armazéns. E, no entanto, Deus os alimenta. Vocês valem muito mais do que as aves. Quem de vocês pode crescer um centímetro à custa de se preocupar com isso? Portanto, se vocês não podem nem sequer fazer a menor coisa, por que se inquietam com o resto? Observem como os lírios crescem: eles não fiam, nem tecem. Porém, eu digo a vocês que nem mesmo o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimado no forno, quanto mais ele fará por vocês, gente de pouca fé! Quanto a vocês, não fiquem procurando o que vão comer e o que vão beber. Não fiquem inquietos. Porque são os pagãos deste mundo que procuram tudo isso. O Pai bem sabe que vocês têm necessidade dessas coisas. Portanto, busquem o Reino dele, e Deus dará a vocês essas coisas em acréscimo. 


“Buscai primeiro o Reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas.”


Não tenha medo pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e deem o dinheiro em esmolas. Façam bolsas que não envelhecem um tesouro que não perde o seu valor no céu; lá o ladrão não chega, nem a traça rói. De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração. ( Lc 12)

Fonte: Bíblia Sagrada – Ed. Pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.