segunda-feira, 17 de junho de 2019

NICODEMO BEN NICODEMO - Edgard Armond

Nicodemo, o único rabi de maior projeção, que defendeu Jesus em várias oportunidades e que melhor compreendeu sua qualidade de Messias Planetário, apesar de sacerdote de segundo grau, era um dos rabis mais afamados de Jesuralém.

Conquanto seguisse fielmente as ordenações da Tora, era um Espírito de evolução mais avançada, motivo pelo qual foi citado pessoalmente no Evangelho de João; e interessava-se vivamente pelos acontecimentos religiosos e sociais de sua pátria, mormente no que se referia à vinda tão esperada do Messias nacional.

Além de rabi fariseu, Nicodemo era membro do Sinédrio, órgão político do Colégio Sacerdotal que funcionava como poder legislativo na organização político-judaica, acumulando também as funções de Tribunal Superior, e era composto, em sua maioria, de saduceus, a cuja frente, naquela época, esta a poderosa família de Hanan; era também Nicodemo presidente da sinagoga e da congregação dos cireneus, o que conferia prestigio muito maior no senado-tribunal.

Entre os discípulos de Nicodemo estava Judas de Kerioth, aluno brilhante, porém fanático e de alma mística, sujeito a transes e outra perturbações psíquica, como aliás, também ocorria com Paulo de Tarso.

Assim que o Batista surgiu no Alto Jordão, anunciando o Messias, Judas foi enviado por Nicodemo para examinar os acontecimentos, ouvir opiniões, inteirar-se da verdade e dar parecer sobre o profeta, pessoalmente. Cumprindo sua missão, Judas passou vários dias à roda de João, ouvindo o vendo, sondando a opinião dos escribas e fariseus porventura presentes; mas, quando o profeta ungiu Jesus com o batismo, apontando-o em seguida, com o braço estendido e dizendo aos discípulos e ao povo ali reunido: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo" e o consagrou como o Messias esperado, dizendo não ser digno de nem mesmo amarrar o cordão de sua sandália, Judas seguiu o Mestre e conseguiu ver-se aceito no rol dos seus discípulos.

Era do mais entusiastas e devotados à pessoas de Jesus e constantemente intimava Nicodemo sobe tudo o quanto se passava.

Por estas informações e outras, obtidas de inúmeras fontes, Nicodemo desde logo compreendeu que aquele rabo galileu não era igual aos outros que conhecia, nem mesmo aos mais renomados; tinha conhecimentos muito acima dos vulgares e possuía poderes psíquicos extraordinários. Assim, pois quando Jesus veio a Jerusalém nessa segunda viagem, já como rabi, Nicodemo esforçou-se em conseguir uma entrevista com Ele, não só para conhecê-lo pessoalmente, como par formar juízo correto e seguro sobre a doutrina que pregava e sobretudo para esclarecer-se a respeito de sua propalada investidura messiânica, feita pelo Batista e que, no momento, era o problema de maior importância e atualidade em toda a nação judaica.

O Evangelho não diz onde tal entrevista realizou-se, havendo diversas versões e suposições, porém, em geral, todos concordam que Nicodemo foi levado à presença de Jesus, a uma casa pobre, junto à Muralha de Davi, na cidade baixa, pois que Jesus não convivia com os poderosos, os ricos e os gozadores.

Essa muralha ficava na parte sul, no local onde se situara a antiga cidade de Davi, a pouca distância da fonte de Siloé, e, em seus muros arruinados se agasalhavam centenas de pessoas do baixo povo que nela cavavam nichos mais ou menos amplos e neles residiam em condições precárias. Um dos mais bem aquinhoados em espaço era o aguadeiro Hillel, filiado à Fraternidade Essênia, tido e havido com homem trabalhador, honesto e caridoso. Era celibatário e em sua casa, relativamente espaçosa e confortável (em relação às demais), hospedava conhecidos e amigos galileus, ligados a Jesus na crença da redenção prometida.

Na cidade rumorosa e superlotada de gente, Jesus não tinha pouso fixo e dormia, muitas vezes ao relento, no Monte das Oliveiras, rodeado de seus discípulos. Por isso ;e que dizia que: "os animais tem suas tocas, ,as o Filho do Homem não tinha onde repousar a cabeça'.

Passava os dias no Templo, pregando e consolando o povo, pois que, como rabi, tinha direito de fazê-lo no Pátio dos Gentios; e à tardinha, retirava-se para lugares diferentes e às vezes, mesmo, desconhecidos. Comumente se acolhia em casa de simão, chamado o leproso, pai de Lázaro, o que ressuscitou, no Bet-Ini, caminho da Betânia. Os próprios discípulos procuravam subtraí;-lo aos contatos com os agentes do clero para preservar-lhe a vida, tendo em vista que tanto sua pregação como seus atos colidiam muitas vezes com os costumes e regras determinadas pelo Sinédrio. Por isso é que, mais tarde, foi preciso que o sgan do Templo pagasse a Judas o segredo do lugar onde Jesus estava repousando, naquela noite trágica de sua prisão.

Como sacerdote do templo, membro do Sinédrio e homem de responsabilidades partidárias, não desejava Nicodemo que a visita a fazer a Jesus fosse divulgada e, por isso, pediu que fosse levado a Ele à noite, sem testemunhas e em lugar discreto.


Tendo o aguadeiro Hillel cedido sua casa, Nicodemo alo compareceu à hora marcada. Nessa entrevista (João 3: 1-21) Jesus demonstrou-lhe que o Espírito renasce várias vezes, evoluindo e não ressurge, simplesmente, uma só vez, como era admitido pelos fariseus; que evolui para conquistar, pelo amor e pela sabedoria, o reino de Deus. Mostrou que a transformação espiritual é o que importa obter e não as glórias efêmeras do mundo material; que o Espírito, liberto pela Verdade, é como o vento que sopra onde quer, que a salvação, fruto do renascimento espiritual, pertence a todos o homens, a todas as nações e raças e não a um só povo, de existencia previgeliada, mas de conduta comum, como era o caso dos Judeus respondendo as perguntas, referiu-se também à sua qualidade de Filho de Deus, destinado a um sacrifício redentor que em suas consequências, beneficiaria a toda a humanidade,

Após essa entrevista, o prestígio pessoal de Jesus cresceu muito na mente do Rabi, e disso deu relevantes testemunhos em outras oportunidade, principalmente no Sinédrio, tomando sua defesa, ou tentando restringir a hostilidade sacerdotal desencadeada contra Ele, sobretudo na noite de seu julgamento.

Edgard Armond - Livro O Redentor - cap 21


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.