quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PREFÁCIO DO LIVRO O ESPIRITISMO APLICADO - Eliseu Rogonatti

Conta a lenda que um dia, quando dava audiência ao povo, compareceu diante de poderoso califa de Bagdá, um pobre ourives, com riquíssimo colar de pérolas.

- Senhor, disse ele inclinando-se, venho oferecer-vos esta jóia. Dignai-vos aceitá-lo como um tributo de minha admiração por vós.

Admirava-se o califa de mimo de tão alto preço estar nas mãos d homem assim pobre, quando julgou reconhecer entre elas, algumas pérolas que lhe pertenciam e consideradas perdidas. De sobrecenho carregado, perguntou:

- Onde arranjaste estas pérolas que ate há be pouco tempo estavam pregadas e meu mantos?

- Senhor, respondeu o ouvires humilde, sempre que saíeis com vossa corte luzídia a orar na mesquita de Omar, eu vos seguia, olhando para o chão da rua, porque acontecia que, às vezes se despregava de vossas vestes recamadas de pérolas, uma ou outra. Eu as ajuntava cuidadosamente para que um dia pudesse compor um colar e, ofertando-o a vós, devolver-vos as vossas pérolas. Como vedes, as pérolas deste colar não são minhs, são vossas; meu é apenas o cordão que as une.

Agradou grandemente ao califa a honestidade do pobre ourives e a maneira delicada com que lhe restituía as pérolas, que o recompesaou com uma bolsa cheia de moedas de ouro.

Conto-vos esta fábula, amável leitor ou gentil leitor, porque se reconhecerdes neste livro muitas pérolas pertencentes a outros escritores do Espiritismo, e se vós irardes, aqui fica minha explicação para apaziguar-vos:

- As pérolas que neste livro se contém, não são minhas, meu é só o barbante que as une. e se o califa recompensou o ourives honesto com uma bolsa de ouro, recompensai-me vós com a vossa benevolencia e tolerância.

Eliseu Rogonatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.