segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

CURSO DE FILOSOFIA ESPÍRITA LIVRO 4 CAP 6

RELIGIÕES MONOTEÍSTAS (JUDAÍSMO - CRISTIANISMO - ISLAMISMO)

BIBLIOGRAFIA
O LIVRO DAS RELIGIÕES - Jostein Gaarder - Cia. de Bolso
A CAMINHO DA LUZ - Francisco Cândido Xavier - Edit. FEB

SITES:
www.islamismo.com.br
www.judaismo.br
www.spírito.org.br

REFLEXÃO
ABRAÃO IMAGINAVA ISSO?
Em Isaías 51,2 - o Abraão dos judeus:
Olhai para Abraão, vosso pai e para Sara, aquela que vos deu a luz. Ele estava só quando o chamei, mas eu o abençoei e o multipliquei.

Em João 8. 39-40 - o Abraão dos cristãos:
Responderam-lhe: "nosso pai é Abraão"e disse-lhe Jesus: "se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão. Vós porem, procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isso Abraão não fez.
Corão, sura 2, 129 - o Abraão dos muçulmanos:
Eles dizem: "aceita a fé judaica ou cristã e terás a orientação correta". Dizei então: "De maneira nenhuma! Nós cremos na fé de Abraão, o correto. Ele não era idólatra".
Todos citam um mesmo Abraão e porque se diferenciam tanto?

1 PARTE: INTRODUÇÃO
Atualmente o Cristianismo e o Islamismo são as duas maiores religiões do mundo em numero de adeptos com aproximadamente 30% e 20% da população mundial. Os Judaísmos contêm 20 milhões de seguidores (04% da população mundial) sendo que quase a metade deles vivem nos Estados Unidos.
Um traço característico destas religiões em relação as demais existentes no mundo é a sua parcialidade, seu sectarismo, possessividade, agressividade e proselitismo sem contar o caráter até belicoso em contradição com aquilo que pregam.
Elas apresentam uma forte tendência sectarista se apresentando cada uma delas como sendo a portadora da verdade ou como tendo o seu povo como o escolhido por Deus.
A história da humanidade é permeada de guerras e lutas de caráter religioso principalmente nos lugares onde predominam essas religiões.

3 PARTE: JUDAÍSMO
Foi depois do retorno da Babilônia (539 aC) que começou a se desenvolver a religião que costumamos chamar de Judaísmo e a partir desta data que eles se tornaram conhecidos como judeus.
Três foram os homem que serviram de referencia para a história do povo hebreu: Abraão (2800 aC), Moisés (1300 aC) e Davi (1000 aC).
O livro sagrado cristão (Bíblia) contém grande parte da história e religião do povo hebreu e devido a isso ele se torna conhecido mundialmente visto o cristianismo ser sua maior fonte de divulgação.
Um judeu é alguém, ou descendente de alguém, que aceita voluntariamente a obrigação de cumprir os Mandamentos de Deus na Torá Escrita e Oral. A aceitação pode ter sido no Monte Sinai ou a qualquer tempo, como um ato de conversão. No entanto, como resultado desta aceitação, ele e seus descendentes devem cumprir um ato de conversão. No entanto, como resultado desta aceitação, ele e seus descendentes devem cumprir estes Mandamentos. Isso tudo em caráter pessoal.
O Judaísmo tem por base a crença de que Deus fez uma aliança especial, um pacto, com seu povo escolhido, o povo hebreu, e isso ocorreu em pelo menos  duas vezes: com Abraão e depois com Moisés no Monte Sinai.
Para os judeus, os eventos históricos como Adão e Eva, Noé e o dilúvio, a destruição de Sodoma e Gomorra e o episódio da Torre de Babel, são entendidos como uma expressão de vontade de Deus. Sob essa óptica a História do homem  e a religião judaica têm íntima relação.
O judaísmo acredita em um Deus único, onipotente e onisciente, que criou o mundo e os homens. Esse Deus fez um pacto com os hebreus, tornando-os o seu povo escolhido e prometeu-lhes uma terra. O Judaísmo possui fortes características étnicas, nas quias nação e religião se mesclam.
O Templo de Jerusalém, local de grande representação para os judeus, foi construído por Salomão no período áureo da civilização hebraica (reinados de Davi e Salomão), em torno de 1000 aC. A vida do judeu girava em torno do Templo foi destruído pela primeira vez durante a conquista babilônica em 587 aC e reerguido em 516 aC no retorno desse povo do exílio. O Templo foi ampliado e reformado por Herodes, o Grande, pouco antes de Jesus. No ano 70 dC uma revolta dos judeus contra os romanos fez que os invasores destruíssem novamente o Templo e proporcionasse e eles uma diáspora em torno do território romano e mesmo fora dele.
A expectativa dos judeus era de um messias que os libertasse dos que os subjulgavam e que trouxesse os anos de glória da época do rei Davi.

4 PARTE: AS SAGRADAS ESCRITURAS JUDAICAS
A bíblia judaica equivale ao Antigo Testamento da bíblia cristã, organizada de forma distinta. Alguns judeus, principalmente os ortodoxos observam estritamente a lei de Moisés ou a Tora (os cinco primeiros livros da Bíblia) em vez de o livro todo.
Moisés recebeu de Deus não apenas a lei escrita (a Tora), mas também a lei falada (o Talmud). Esta deveria se adaptar as condições de vida em diferentes locais e épocas. O cânone judaico, Tenakh (nome judaico para a Bíblia) foi fixado por um concílio por volta do ano 100 dC e compreende 24 livros divididos em 3 grupos:
1-) a Lei (Torá) - os 5 livros de Moisés ou Pentateuco,
2-) os profetas (Neviim) - os livros históricos e proféticos e
3-) os escritos (Ketuvim) - os demais livros
Consta que os cinco livros de Moisés não foram escritos por ele, mas posterior a ele e tem vários autores. A história contida nesses livros foi transmitida oralmente e sendo registrado progressivamente se completando em torno de 400 aC. A divisão em cinco livros foi feita na ocasião de sua tradução do hebraico para o grego em 200 aC. As leis básicas e os princípios do Judaísmo derivam da Tora: gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Gênesis: Trata da origem da Criação, do mundo terreno e do homem. Através de uma narrativa simbólica, o autor narra simbolicamente as fases do surgimento do universo, da Terra e dos seres.
Êxodo: Descreve os principais episódios da libertação do povo hebreu, após a escravidão de quatrocentos anos no Egito.
Levítico: Contém as instruções destinadas à orientação dos cultos.
Números: Relata parte da história da peregrinação do hebreus no deserto em direção a Canaã, a terra prometida e traz informações sobre um censo realizado apurando as pessoas que fizeram a viagem depois da fuga do Egito.
Deuteronômio: É um código de leis promulgadas por Moisés com a finalidade de reorganizar a vida social do povo. Neste livro, entre inúmeras outra leis incompatíveis com os povos de hoje, encontramos a proibição referente ao contato com os "mortos". Tal prática era comum entre os egípcios, realizadas de forma desrespeitosas e fútil. O legislador achou por bem proibir essas atividades .
Mais tarde, porém, o próprio Moisés, autor dessa proibição, na condição de "morto", aparece e conversa com Jesus, no episódio da transfiguração no monte Tabor.

5 PARTE: ISLAMISMO
Religião monoteísta baseada nos ensinamentos de Maomé (chamado O Profeta), contidos no livro sagrado islâmico, o Alcorão. A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são chamados muçulmanos - muslim, em árabe, aquele que se subordina a Deus. Fundado na religião da atual Arábia Saudita, o islamismo é a segunda maior religião do mundo. Perde apenas para o cristianismo em número de adeptos. Seus fiéis se concentram, sobretudo no norte da África e na Ásia.
O Islamismo nasceu  no mundo árabe e o Corão foi escrito primeiramente nesse idioma, mas atualmente os seguidores do islamismo em sua maioria não são árabes. Assim como existem árabes que não são muçulmanos, são cristãos.
O Corão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas por tamanho. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre as pessoas. Neles estão incorporados elementos fundamentais do judaísmo e do cristianismo, além de antigas tradições religiosas árabes. O Corão inclui muitas das histórias do Antigo Testamento judaico e cristão como a de Adão e Eva. Tem ensinamentos divinos e regras de convivência.
A vida religiosa do muçulmano tem práticas definidas pela Sharia, o caminho que o muçulmano deve seguir na vida. A Sharia define normas de conduta, comportamento e alimentação, além dos chamados pilares da religião. O primeiro pilar é a shahada ou profissão de fé: Não há outro Deus a não se Alá,e Maomé é seu profeta. Esse testemunho é a chave da entrada do fiel para Islamismo. O segundo pilar são as cinco orações diárias comunitárias (slãts), durante as quais o fiel deve ficar ajoelhado e curvado em direção a Meca. Às sextas-feiras realiza-se um sermão de um verso do Alcorão, de conteúdo moral, social ou político. O terceiro pilar é a uma taxa chamada zakat. Único tributo permanente ditado pelo Alcorão é pago anualmente em grãos, gado ou dinheiro.É empregado no auxilio aos pobres e no resgate de muçulmanos presos em guerras. O quarto pilar consiste em cumprir o jejum completo nos dias do mês de Ramadã. O quinto pilar é o hajj ou a peregrinação a Meca, que precisa ser feita pelo menos um vez na vida por todo muçulmano que tenha condições físicas e econômicas para realizá-la.
O Islamismo não tem uma classe sacerdotal organizada e não há distinção entre religião e política.

6 PARTE: A REVELAÇÃO A MAOMÉ
Deus falou ao homem por intermédio de seu profeta Maomé, o último a vir depois de Adão, Abraão, Moisés, Davi e Jesus. Para Maomé os judeus haviam distorcido as sagradas escrituras e para dar fundamento a sua nova religião se reporta a Abraão e seu filho Ismael, antepassado dos árabes como sendo a verdadeira linhagem deu origem ao seu povo. Ensinou que Abraão e Ismael haviam reconstruído a sagrada Caaba (em Meca o santuário mais antigo do islã, pedra negra que fica incrustada numa das paredes e com enorme significado simbólico). Para os muçulmanos a Meca e a Caaba são o centro do mundo, pois que ela fora erigida por Adão, mas destruída pelo Dilúvio na época de Noé.
Quando Maomé deixa Meca e se  dirige a Medina (Hégira), onde havia uma grande população judaica ele ensinava que as orações deveriam ser realizadas com o rosto voltado para Jerusalém, o dia festivo da semana é a sexta-feira e não mais o shabat judeu ou sábado.
Segundo Maomé, os judeus, os cristãos e os politeístas haviam corrompido o monoteísmo original e Abraão.
O ataque mais severo de Maomé contra o Cristianismo se dirigiu a Trindade, que segundo ele, é uma quebra do monoteísmo puro. Portanto, o Corão islâmico é, literalmente, a palavra de Deus.

7 PARTE: CRISTIANISMO
Cristianismo é a religião dos  seguidores de Jesus Cristo, iniciada por suas pregações e as de seus apóstolos em meados do século I, na região do atual Estado de Israel. Tem origem no judaísmo e é atualmente a religião mais difundida no mundo, sendo predominante na Europa e nas Américas. O cristianismo divide-se em três ramos principais: catolicismo (o mais antigo, datado do século IV), Igreja Ortodoxa (de tradição oriental, que surge no século XI ao se separar da tradição romana) e o protestantismo (movimento do século XVI que dá origem a muita denominações).

8 PARTE: A DOUTRINA CRISTÃ
A fé cristã professa que o Deus criador, revelado a Abraão, a moisés e aos profetas judeus, envia à Terra seu filho como Messias (Cristo, em grego), o salvador. De acordo com a fé cristã, jesus é sacrificado em lugar dos homens, que perderam a graça de Deus e se distanciaram dele no início da criação do mundo. Após ter sido morto, ele ressuscita e oferece a dádiva da salvação e da vida eterna após a morte, a seu lado, no Céu, aos que se reaproximam de Deus, acreditam nele e seguem seus preceitos. Sua principal mensagem é da primazia do amor a Deus e aos demais seres humanos sobre
Os protestantes, também chamados de evangélicos principalmente no Brasil, dividem-se atualmente em três grupos de afinidade teológica. O do protestantismo histórico, criado a partir da reforma; pentecostal, surgido no começo do século XX, e o neopentecostal, o grupo mais recente. No Brasil, o protestantismo começa a se estabelecer no início do século XIX e hoje reúne o maior númerio de adeptos da américa do Sul.

9 PARTE: CONCLUSÃO
Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são as tr6es grandes religiões de fé monoteísta. São fundadas na revelação histórica de um deus único, registrada nos livros sagrados: A Bíblia, para judeus e crstãos, e o Corão para os muçulmanos.
Essas três religiões alegam, de fato, uma origem comum; como adoradores do Deus de Abraão. Essa é uma opinião largamente espalhada já que todos reclamam ser a posteridade de Abraão (os judeus e islamicos segundo a carne e os Cristão espiritualmente), nós todos temos como Deus o Deus de Abrão e todos três de nós adoramos (cada um a seu modo, naturalmente) o mesmo Deus!
E, esse mesmo Deus constitui de alguma forma nosso ponto de unidade e de mútuo entendimento, e isso nos convida para uma relação fratenal, como o grande rabino Dr. Safram enfatizou, parafraseando o Salmo: Ó, como é bom ver os irmãos sentados juntos...".Alan Krambeck

10 PARTE - MÁXIMA/ LEITURAS E PREPARAÇÃO PARA A PRÓXIMA AULA

Próxima aula:
Livro 4 cap.7 - Filosofias Esotéricas (Cabala - Teosofia - Ordem Rosacruz - Maçonaria)

Leitura:
O Livro das Religiões - Jostein Gaarder - companhia de Bolso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.