quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A RAZÃO MATERIAL DO CONHECIMENTO

REFLEXÃO
É ASSIM PORQUE TEM QUE SER ASSIM?
A Razão foi endeusada num passado recente e não correspondeu a altura que lhe deram. Descobriu-se falhas e sua abrangência ficou aquém das expectativas.
Apesar de tudo a Razão é a melhor vacina que a Filosofia possui contra uma doença intelectual muito perigosa chamada dogmatismo.
O Dogmatismo representa as amarras de uma opinião estabelecida por decreto e ensinada como uma doutrina sem contestação e que entra em nós pela cultura, pela tradição e pelos ensinos daqueles os quais nos mais influenciam, os nossos entes queridos, pais, parentes, amigos e professores .
O dogma é tomado como uma verdade que não pode ser contestada e nem questionada pois se um dia o for a resposta vem em riste: “é assim porque tem que ser assim”

***

A Razão é uma ferramenta de vital importância que Deus coloca a disposição do homem para que possa auxilia-lo no discernimento do caminho correto em direção ao Reino. Igualmente nos auxilia na resolução dos problemas do cotidiano pois esta intimamente vinculada a vida consciente.
A Razão está tão presente na Doutrina Espírita que Kardec na introdução de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” faz a seguinte afirmação: “O primeiro controle é, sem contradita, o da razão.......Toda teoria em contradição manifesta com o bom senso, com a lógica rigorosa, e com os dados positivos que possuímos, por mais respeitável que seja o nome que a assine, deve ser rejeitada”.
Mesmo diante das diversas crenças que hoje se apresentam a nós, a Razão pode nos auxiliar no difícil dilema de escolha sobre qual caminho deveremos seguir.
Alan Krambeck

***

"A Razão é sábia"
Valorosa ferramenta de trabalho, nessa grande oficina regida por Leis Divinas. Uma palavra tão pequena, mas com um sentido tão grande e com vários significados ... Como... Estar certo!  Ser o motivo ou causa de algo...  E de lucidez. Palavra digna de respeito.
Como toda ferramenta é preciso aprender a usar. E enquanto esse processo ocorre, somos levamos através dos sentimentos, de extremos a extremos, numa busca pela razão.
Quanto mais conhecimento desta ferramenta, menos oscilações sentimentais e mais facilidade no exercício do pensar, do questionar, do relembrar, do comparar, do amar, tudo na busca pelo ponto certo, justo e equilibrado da questão.
Fica claro que a razão nos faz crescer, nos dando sustentação, firmeza, equilíbrio e a paz interior.
Incrível como há pessoas que têm facilidade em usar essa ferramenta. Por que? Serão pessoas que muito viveram, muitas experiências adquiriram? Me parece que sim.
Elaine Saes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.