terça-feira, 23 de julho de 2013

Parábola da Figueira em Vegetação

"Aprendei esta parábola tirada da figueira: quando os seus ramos já se acham tenros e brotam as folhas, sabeis que está próximo o verão; assim também vós, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele ( O Filho do Homem) está próximo às portas". (Mt, XXVI, 32-34 - Mt, XII, 28-30 - Lc, XXI, 29-32.)
O sentido da parábola é este:
A figueira era, na Palestina, uma das árvores de maior valor. Ao lado do trigo, da cevada, do centeio, da azeitona, da amêndoa, do bálsamo e da mirra, o figo constituía um dos produtos mais importantes. Esta árvore, como não é de ano inteiro, ao aproximar-se o verão os brotos de sua folhas começam a aparecer, caracteizando assim a mudança de estação.
Para bem assinalar o período da transformação do mundo, que precederia à sua vinda, Jesus comparou-o ao período intermediário entre a primavera e o verão, cujos sinais são descritos no capítulo XXIV do Evangelho de Mateus, assim como a entrada do verão é assinalada pelos brotos da figueira. 
A esse sermão profético se tem cumprido em toda a linha!
A começar pela derrocada dos templos, o mundo tem passado por todas as tribulações - peste, fome, guerras, terremotos, maremotos; dores e sofrimentos de toda a sorte!
Estes brotos de folhas da "figueira mundo", depois de transformados em bastas folhagens e em deliciosos figos, servirão para o preparo da Humanidade, a fim de, mais apta, receber as instruções do Cristo, não exteriormente, mas em  Espírito e Verdade, gravando em sua alma esses talentos com que se resgatará o seu passado e conquistará o seu futuro!
Esta Parábola da Figueira é, pois, uma exortação à vigilância e à observância dos sinais dos tempos, porque à Filho do Homem virá em momento em que ninguém o espera!

Extraído do livro Parábolas e Ensinos de Jesus - Caibar Schutel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.